Banca de DEFESA: ZELVA CRISTINA AMAZONAS PENA

DISCENTE: ZELVA CRISTINA AMAZONAS PENA
DATA: 26/07/2016
LOCAL: Sala nº03 PPGRACAM
TÍTULO: AVALIAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DAS TAXAS DE SEDIMENTAÇÃO DE UM LAGO DE ÁGUA CLARA ASSOCIADO AO RIO TAPAJÓS, LAGO DO JUÁ, SANTARÉM-PARÁ-BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Lago, material particulado em suspensão, sedimento, parâmetros limnológicos.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO: Os ecossistemas aquáticos têm uma importante relação com os ecossistemas terrestres; a presença da mata ciliar promove a amortização das intensas recipitações de águas da chuva sobre o solo regulando a infiltração, reduzindo o escoamento superficial e consequentemente a erosão dos solos. Quando as florestas no entorno de corpos d’água sofrem algum tipo de degradação isso é refletido sobre os processos hidrológicos, a partir das erosões, aumentando o carreamento de material particulado e as taxas de sedimentação e assoreamento dos corpos d’água. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o estado de assoreamento do lago do Juá localizado à margem esquerda do rio Tapajós, à 9Km do centro da cidade de Santarém, Estado do Pará, mediante estudos da taxa de sedimentação e avaliação da provável procedência do material alóctone, sua relação e influência sobre os parâmetros limnológicos e a biomassa fitoplanctônica, a partir das concentrações de clorofila a. Foram estabelecidos 6 pontos distintos de coleta, considerando sua importância para o estudo. O procedimento analítico avaliou dados de MPS (Material Particulado em Suspenção) utilizando os métodos de coleta com uso de câmaras de sedimentação e amostrador de integração vertical ao longo da coluna d’água. As maiores concentrações de material particulado coletados com amostrador vertical ao longo da coluna d’água foram registradas no mês de novembro de 2015, no ponto P5 (próximo a praia) com concentração de 28,3 mg/L, as elevadas concentrações de material particulado nestas áreas, possivelmente estão relacionadas a ressuspensão do material particulado por ação do vento no interior do lago. As amostras das câmaras de sedimentação revelaram altas taxas de material sedimentado no mês de junho no ponto P1 localizado na margem direita do lago, ponto mais próximo de um dos empreendimentos imobiliários, com 1027,33mg/L influenciado não só pelas concentrações de matéria orgânica produzida pela dinâmica natural do igarapé e igapó, mas também em grande parte pela matéria inorgânica alóctone carreada por intensas precipitações sobre as áreas desmatadas pelos empreendimentos próximos ao lago. Este estudo apresenta uma análise de componentes principais demonstrando a correlação existente entre os dados estudados principalmente sobre as alterações provocadas pela presença de material particulado na coluna d’água, sobre os parâmetros limnológicos, algumas alterações pontuais foram observadas, sendo que a mais evidente ocorreu sobre a temperatura, com níveis mais elevados no período de águas altas. Sobre as concentrações de clorofila a os resultados demonstraram significância entre os pontos e os efeitos de sazonalidade, com concentrações mais elevadas no período de seca no ponto 5 (próximo a praia) com registro máximo de 14,89 μg/L-1, essas concentrações foram comparadas com resultados de trabalhos já realizados no rio Tapajós, demonstrando estar muito abaixo dos valores estimados neste rio. Os dados obtidos demonstram que as altas taxas de sedimento presentes no lago Juá foram encontradas no ponto P1 e no período das águas altas, com consequente aumento da temperatura na coluna d’água. O ponto 1 é o ponto mais próximo da área desmatada por um empreendimento imobiliário, o que indica carreamento de solo desta área para o interior do lago, com consequente assoreamento deste.
Presidente - 1776668 - YNGLEA GEORGINA DE FREITAS GOCH
Interno - 1466772 - KEID NOLAN SILVA SOUSA