Banca de DEFESA: KEELY MEIRELES ARAÚJO TORRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEELY MEIRELES ARAÚJO TORRES
DATA: 28/07/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Sala nº03 PPGRACAM
TÍTULO: ''Relações das Variáveis Físico-Químicas com o Potencial de Floração das Cianobactérias em um Transecto do rio Tapajós, Santarém, Pará, Brasil”.
PALAVRAS-CHAVES: rio Tapajós, floração, poluição hídrica
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO: O rio Tapajós, afluente da margem direita do rio Amazonas margeia a orla fluvial de Santarém/PA, onde são realizados embarque e desembarque de passageiros e mercadorias, comercialização de pescado, atividades de lazer e turismo. Nesse transecto do rio, há também o descarte direto, sem tratamento, de esgotos, disponibilizando um aporte extra de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo, essenciais à ocorrência e manutenção das florações de cianobactérias. Essas florações interferem diretamente na qualidade da água, devido produzir compostos tóxicos para homens e animais. O trabalho objetivou relacionar a dinâmica espaço-temporal das florações de cianobactérias no início do período chuvoso, com as variáveis limnológicas do rio Tapajós no trecho que margeia a orla de Santarém/PA. Cinco estações foram selecionadas, onde realizou-se 10 campanhas de coleta de amostras de água integrada, com espaçamento de 48 horas, seguindo os procedimentos adotados, no Guia de Coleta e Preservação de Amostras de Água da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental, da Agencia Nacional das águas (CETESB/ANA, 2011). Utilizando sondas multiparamétricas (YSI Professional Plus) foram mensuradas in loco as variáveis: Temperatura (T), pH, turbidez, Condutividade Elétrica (CE) e Oxigênio Dissolvido (OD). No laboratório de Química Aplicada-UFOPA, foram analisados nitrogênio, fósforo e ferro, conforme Standart Methods (2005), bem como, foi feita a Determinação de Clorofila α pelo método espectofotométrico de Strickland e Parsons (1972). Após, foi gerada a matriz de dados, utilizando o programa Microsoft Excel 2013 e foi feita a Análise de Componentes Principais (ACP ou PCA) pelo programa Canoco versão 4.5. Houve pouca variação de temperatura, com média de 28,9°C. O pH variou entre 5,4-7,5 e a turbidez registrou média de 12,08 NTU, estando de acordo com a resolução CONAMA nº 357/2005, que classifica o rio Tapajós, pertencente à classe 2, por abastecer cidades e ser utilizado na recreação por contato primário. Contudo, a média geral para OD= 1,69 mg/L, foi inferior ao registrado em estudos anteriores de 5,8 mg/L. Sendo um indicador de poluição hídrica. A PCA para dados abióticos e clorofila α resumiu 31% da variabilidade total dos dados nos dois primeiros eixos, com forte correlação entre as variáveis OD%, pH, Clorofila α e NH3, no eixo 1. Foi feita a análise qualitativa e quantitativa do fitoplâncton, com contagem de 103 táxons em 8 classes taxonômicas, sendo que a classe Cyanophyta representa 38%, revelando a dominância das cianobactérias. Vale ressaltar que, as cianobactérias assimilam carbono de forma aeróbia e anaeróbia obtendo vantagens competitivas, no que se refere a aumento da produtividade e dominância, resultando em grandes florações, chamadas de bloom de cianobactérias, nas águas do rio Tapajós.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DAVIA MARCIANA TALGATTI - UFRGS
Interno - 1466772 - KEID NOLAN SILVA SOUSA
Presidente - 1549200 - LUCINEWTON SILVA DE MOURA
Interno - 1836832 - RUY BESSA LOPES
Notícia cadastrada em: 15/07/2016 16:36
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa