Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRLISON SANTOS DE SÁ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRLISON SANTOS DE SÁ
DATA: 30/08/2018
LOCAL: Sala 103, Amazônia Boulevard
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE MONITORAMENTO, COMBATE E PREVISÃO DE INCÊNDIO FLORESTAL BASEADO NO IoT
PALAVRAS-CHAVES: Monitoramento, Alerta e Previsão. Internet das Coisas. Incêndio Florestal
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: O desenvolvimento de sistemas que alavanquem inovações tecnológicas, princípios científicos, matemática avançada, algoritmos inteligentes e arte de design de modo sem precedentes, podem mudar a compreensão sobre o papel da tecnologia no mundo, especialmente no que tange a intervenção em problemas ambientais. Na Região Amazônica, um dos problemas ambientais mais frequentes é o incêndio florestal. Na realidade, trata-se de um problema com proporções mundiais. No entanto, neste contexto, algumas especificidades tem desafiado o campo científico e tecnológico de institutos envolvidos no combate ao incêndio florestal como: INPE, ICMBio e IBAMA. O incêndio florestal produz perdas de flora e fauna, perda de diversos ecossistemas, perdas agropecuárias e produz externalidades como emissão se CO2 e danos à saúde humana. O monitoramento, alerta e previsão dos incêndios florestais são frentes desafiadoras neste campo de pesquisa. Atualmente, o monitoramento é realizado através de imagens de satélites, que são atualizadas a cada 24h. Incêndios que tenham iniciado pela manhã, apenas serão detectados através dos dados de satélite no final da tarde. Considerando para efeito de estruturação do modelo, a Floresta Nacional do Tapajós (FLONA), o deslocamento dos combatentes do fogo sofre um atraso considerável. Outra problemática existente é o caso do “falso fogo”, que ocorre quando os dados de satélite informam um incêndio florestal e ao chegarem ao local os combatentes se deparam com algum material rochoso aquecido pela radiação solar. Nesta perspectiva o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um modelo de monitoramento, combate e previsão de incêndios florestais baseado no IoT (Internet of Things). A implementação do sistema possibilitaria o monitoramento em tempo real das condições da floresta, em caso de incêndio alertaria a rede de combatentes e com base nas informações do tipo de vegetação, temperatura, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento estabeleceria o gradiente de risco de incêndio. O sistema também serviria como mecanismo de validação dos dados de satélites disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE.) A semântica do sistema poderia ser implementada, com ligeiras modificações, em outros locus e aplicações, como no monitoramento da qualidade da água, do ar, manejo florestal, regiões de risco de deslizamento e outras, otimizando as tomadas de decisões.
Externo ao Programa - 1782336 - ADELAINE MICHELA E SILVA FIGUEIRA
Interno - 2034627 - JULIO TOTA DA SILVA