Banca de QUALIFICAÇÃO: ELTON PEREIRA TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELTON PEREIRA TEIXEIRA
DATA: 02/08/2017
LOCAL: SALA 04
TÍTULO: GESTÃO DO CONHECIMENTO E COLABORAÇÃO NO CONTEXTO DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DE USO SUSTENTÁVEL.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão do conhecimento. Colaboração. Ferramentas computacionais. Unidade de conservação de uso sustentável.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: O estudo e análise dos aportes teóricos de Gestão do Conhecimento (GC) e Colaboração, os quais subsidiam este trabalho, sugerem que há necessidade de desenvolvimento de pesquisas empíricas no sentido de preencher lacunas e assim viabilizar contribuições teóricas no que se refere ao entendimento da criação do conhecimento nas organizações, particularmente em redes interorganizacionais. Os trabalhos da área da GC focam-se, em quase sua totalidade, nos ambientes competitivos das empresas. Somado a essas constatações, verificou-se que cada região possui singularidades que demandam soluções e respostas distintas, em se tratando das Unidades de Conservação de uso Sustentável (UCS) devido ao desafio da utilização dos seus recursos sem a destruição da floresta. Esse arranjo específico de instituições de uma UCS onde prospera o ambiente colaborativo é carente de estudos. Nesse contexto esta pesquisa tem como objetivo entender o processo de criação do conhecimento em unidade de conservação de uso sustentável baseado nas concepções teóricas de gestão do conhecimento e colaboração. Trata-se de um estudo com abordagem multimétodo e triangulação metodológica com utilização de ferramentas computacionais. O cenário escolhido para a pesquisa empírica foi a Flona do Tapajós onde se verifica a existência de uma rede colaborativa. Com o apoio da ferramenta computacional Ucinet, será mapeada a rede para identificação e estudo dos espaços propícios à criação do conhecimento, enquanto que o conhecimento criado no manejo florestal comunitário será representado formalmente em uma ontologia. Espera-se como resultado acadêmico as diretrizes para enquadramento de dissertações de mestrado e trabalhos de cursos de graduação no contexto dos trabalhos colaborativos em UCS. Como resultado técnico espera-se conseguir uma síntese dos processos do conhecimento do manejo florestal comunitário com a finalidade de elaboração de um manual. Os resultados científicos: (i) representação do conhecimento em uma UCS baseado nas concepções teóricas de GC e Colaboração; (ii) publicações em periódicos e conferências relevantes na área. O resultado tecnológico esperado é a criação de parte de um referencial semântico para contribuir na validação teórico-empírica da criação do conhecimento em ambiente colaborativo. Espera-se como resultado social a potencial disseminação do conhecimento representado aos interessados do manejo florestal para guiar estratégias de restauração da floresta, garantindo a conservação para as futuras gerações. Como resultado teórico, este trabalho visa contribuir com a melhoria do entendimento da criação do conhecimento em ambientes colaborativos de UCSs.
Presidente - 1846798 - CELSON PANTOJA LIMA
Externo à Instituição - CLARISSA STEFANI TEIXEIRA - UFSC