Banca de DEFESA: CASSIO DAVID BORRALHO PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CASSIO DAVID BORRALHO PINHEIRO
DATA: 03/08/2017
HORA: 14:00
LOCAL: SALA 04
TÍTULO: MODELO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E O ENSINO FUNDAMENTAL BASEADO EM FLUXO DE CONHECIMENTO.
PALAVRAS-CHAVES: Construtivismo, Construcionismo, Design Thinking for Educators, Maker for Education, Conhecimento, Aprender Fazendo.
PÁGINAS: 181
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: A educação em nível mundial passa por um período de transformações. No âmbito nacional estas estão diretamente ligadas aos baixos índices encontrados nas análises e nas avaliações promovidas pelo poder público. Um índice a ser destacado é o baixo interesse, por parte dos alunos, não só pelo aprendizado em geral, mas pelo aprendizado das ciências. Este problemas motiva ao desenvolvimento de métodos que tornem eficiente o envolvimento do aluno com o conteúdo aplicado. Neste contexto, pretende-se aplicar a relação existente entre as teorias construtivista e construcionista, assim como os preceitos das atuais iniciativas relacionadas à estas teorias, que implementam o Design Thinking for Educators e Maker for Education, para produzir conhecimento sobre a integração dos mundos universitário e do ensino fundamental, centrado na troca de fontes de conhecimento. Com o objetivo de aproximar esses dois mundos, esse trabalho caracteriza a distância existente e alguns problemas que justificam essa distância. As raízes que apoiam esta pesquisa são mostradas e discutidas, especialmente uma boa revisão da literatura sobre as principais áreas envolvidas neste trabalho. O modelo de apoio à integração entre a universidade e ensino fundamental é então apresentado e discutido, juntamente com a metodologia de avaliação desenvolvida para explorar e validar o trabalho. A metodologia de pesquisa adotada aqui é a pesquisa-ação, pois combina ação e solução de um determinado problema, através de um processo interativo. Os principais resultados produzidos por esta tese incluem o modelo conceitual de suporte à ponte, alguns trabalhos científicos, vários produtos tecnológicos, a supervisão de trabalhos acadêmicos e muito mais. Pontos abertos e os principais desafios ainda existentes também são discutidos aqui.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1963026 - ANDERSON ALVARENGA DE MOURA MENESES
Presidente - 1846798 - CELSON PANTOJA LIMA
Externo à Instituição - CLARISSA STEFANI TEIXEIRA - UFSC
Interno - 1190535 - JARSEN LUIS CASTRO GUIMARAES
Interno - 1446230 - LUCIANA GONCALVES DE CARVALHO
Interno - 1739961 - MANOEL ROBERVAL PIMENTEL SANTOS
Interno - 1549120 - RODRIGO DA SILVA
Interno - 1776710 - TROY PATRICK BELDINI
Notícia cadastrada em: 28/07/2017 10:43
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa