Banca de QUALIFICAÇÃO: POLIANA STABENOW

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLIANA STABENOW
DATA: 04/08/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Santarém UFOPA Reitoria Sala de Reuniões Campus Tapajós
TÍTULO: Efeito de adubação fosfatada e nitrogenada no desenvolvimento e produção de óleo essencial de plantas de Macacaporanga.
PALAVRAS-CHAVES: Nutrição mineral de plantas, fotossíntese, análise de crescimento
PÁGINAS: 39
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO: As práticas de manejo da agricultura como adubações podem contribuir com a melhoria do processo do cultivo das plantas de macacaporanga, bem como a produção dos seus óleos essenciais, determinando condições favoráveis para o desenvolvimento e exploração da espécie. O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito da adubação fosfatada e nitrogenada no desenvolvimento e produção de óleo essencial de plantas de macacaporanga (Aniba parviflora (Meins.) Mez.). O trabalho será desenvolvido no viveiro de espécies florestais do Instituto de Biodiversidade e Florestas e avaliará parâmetros de produção de biomassa, sendo a metodologia de análise de crescimento e produtividade de plantas, taxa assimilatória líquida com a utilização de um analisador de gás por infra-vermelho, a extração de óleo com a metodologia de hidrodestilação ou arraste a vapor e determinação da concentração de óleos essenciais das plantas será realizada pela escala volumétrica de Clevergen. As plantas serão submetidas a dois tipos de tratamentos de adubação fosfatada e a nitrogenada em quatro doses distintas de cada nutriente. O primeiro terá doses de 0, 200, 400 e 800 kg.ha-1, enquanto o segundo também terá quatro níveis 0, 20, 40 e 80 kg.ha-1. Sendo que cada tratamento será avaliado aos 120 dias após a adubação. O experimento será conduzido em delineamento inteiramente casualizado com parcelas subdivididas. Como principais resultados esperamos que as plantas submetidas às maiores doses de fósforo e nitrogênio apresentem maiores taxas de produtividade além de maiores concentrações de óleo essencial nas plantas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1776710 - TROY PATRICK BELDINI
Interno - 1963026 - ANDERSON ALVARENGA DE MOURA MENESES
Interno - 1794276 - JOSE MAURO SOUSA DE MOURA
Interno - 152.758.687-15 - LAURO EUCLIDES SOARES BARATA (LAURO BARATA) (LAURO BARATA) - UFOPA
Externo à Instituição - PLINIO BARBOSA DE CAMARGO - USP
Notícia cadastrada em: 24/07/2017 15:25
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa