Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA DA SILVA AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSICA DA SILVA AZEVEDO
DATA: 23/06/2017
HORA: 08:30
LOCAL: Sala 4 - PROPPÍT
TÍTULO: BIODIVERSIDADE DE DIATOMÁCEAS (BACILLARIOPHYTA) PERIFÍTICAS E SEU USO COMO BIOINDICADORAS DA QUALIDADE DA ÁGUA NO RESERVATÓRIO DE CURUÁ-UNA (SANTARÉM, AMAZÔNIA, BRASIL)
PALAVRAS-CHAVES: Biodiversidade, Diatomáceas perifíticas, Bioindicação, Qualidade da água.
PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
SUBÁREA: Taxonomia Vegetal
ESPECIALIDADE: Taxonomia de Criptógamos
RESUMO: Os organismos perifíticos são aqueles que se encontram aderidos ao substrato ou ainda podem fazer parte desta comunidade movimentando-se através da matriz mucilaginosa. Os principais representantes do perifíton em rios e lagos são bactérias, fungos e algas, dentre as quais predominam as diatomáceas (Bacillariophyta). As diatomáceas são importantes produtores primários nos ambientes aquáticos, são encontradas na grande maioria dos corpos d’água, mundialmente distribuídas e apresentam um rápido ciclo de vida o que as torna amplamente utilizadas em programas de bioindicação e monitoramento, principalmente em países Europeus e Norte Americanos. Na região Amazônica são escassos os estudos envolvendo diatomáceas perifíticas e também realizados em reservatórios. Além disso, no Brasil o uso das diatomáceas como bioindicadoras é ainda pouco explorado, parte se deve a falta de conhecimento sobre as floras locais e também a escassez de recursos humanos especializados. Portanto, os problemas a serem abordados são os seguintes: 1) a falta de conhecimento taxonômico de algas diatomáceas da região amazônica e do Pará e 2) efetivar o uso das diatomáceas como indicadoras da qualidade nas águas da região amazônica. As abordagens destes problemas são de grande importância tendo em vista o avanço no conhecimento da diversidade amazônica e o uso e aplicação das algas como bioindicadoras da qualidade de água de forma rápida e eficiente. O principal objetivo deste projeto é contribuir com o conhecimento das diatomáceas perifíticas da região Amazônica através do estudo da flora no reservatório Curuá-Una, bem como utilizar a base de dados levantada na bioindicação da qualidade da água deste reservatório. O estudo será realizado no reservatório de Curuá-Una, coletas mensais serão desenvolvidas no período de um ano em oito estações de amostragens, e para a obtenção das diatomáceas perifíticas serão utilizados amostradores nos quais serão inseridos próximos a região litorânea do reservatório. As variáveis físicas e químicas avaliadas serão as seguintes: profundidade, transparência da água, temperatura, pH, oxigênio dissolvido, condutividade, turbidez, nitrato, fosfóro total, amônia, silicato e demanda bioquímica da água (DBO). É esperado registrar alta diversidade de táxons tendo em vista que este estudo é pioneiro e que o reservatório engloba as águas de rios e igarapés adjacentes, os quais representam parte considerável da bacia hidrográfica da região Amazônica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1693122 - SERGIO DE MELO
Interno - 1466772 - KEID NOLAN SILVA SOUSA
Externo ao Programa - 1834356 - ANDREIA CAVALCANTE PEREIRA
Externo ao Programa - 1456450 - JOSE REINALDO PACHECO PELEJA
Externo ao Programa - 862.335.056-15 - LUIS GUSTAVO DE CASTRO CANANI - UFOPA
Externo ao Programa - 1776668 - YNGLEA GEORGINA DE FREITAS GOCH
Notícia cadastrada em: 19/06/2017 09:47
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa