Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE DA PAIXÃO PREZOTTO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE DA PAIXÃO PREZOTTO SANTOS
DATA: 08/05/2017
LOCAL: propitt
TÍTULO: Cultura de Movimento no cotidiano da várzea amazônica: um estudo etnográfico em uma comunidade no município de Santarém-Pará
PALAVRAS-CHAVES: Cultura de movimento. Cotidiano. Habitante da várzea. Várzea. Amazônia.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: Cultura de movimento é uma terminologia utilizada na área da Educação Física em torno do corpo e do movimento. É entendido como um conhecimento que revela, pela movimentação do corpo no tempo e no espaço, uma linguagem sensível, expressa corporalmente nos gestos e movimentos produzidos no entrelaçamento com outros corpos, constituído na relação recursiva entre corpo, cultura e natureza. Se traduz na manifestação de práticas corporais em diálogo com o ambiente natural e social, que se materializa cotidianamente desde o simples deslocar-se de um lugar para o outro às tarefas corriqueiras, laborais e de lazer. Considerando essa temática, esta tese doutoral responderá à problemática “Como se manifesta a cultura de movimento no cotidiano dos habitantes de várzea amazônica da comunidade São Ciríaco do Urucurituba no município de Santarém-PA?”. O objetivo geral se constituirá em descrever e analisar as manifestações da cultura de movimento no cotidiano dos habitantes da várzea amazônica na comunidade São Ciríaco do Urucurituba em Santarém-Pará. Especificamente, a investigação se deterá em: identificar uma terminologia que represente a autodenominação do habitante da várzea; levantar as percepções da relação dos habitantes da várzea com o seu território, mapeando suas experiências mais marcantes; identificar e analisar as transformações da cultura de movimento nas atividades cotidianas dos habitantes da várzea desde a década de 60 ao período atual; verificar as manifestações da cultura de movimento entre gêneros e nas diferentes faixas etárias; indicar as possibilidades de práticas corporais contextualizadas à realidade para serem desenvolvidas nas aulas de Educação Física em escolas de várzea. A pesquisa será desenvolvida nos pressupostos da abordagem qualitativa, tendo a etnografia como técnica de pesquisa. Os instrumentos para construção dos dados serão: entrevista semiestruturada, história de vida e observação participante. Os dados serão analisados através da técnica de análise de núcleos de significação. Ao investigar a cultura de movimento, produzida por meio do corpo em interação com o ambiente natural e social – que permite a construção cultural e histórica dos sujeitos - será possível, através da pesquisa, revelar e registrar parte do mundo particular dos habitantes da várzea. Nessa perspectiva esta pesquisa irá revelar esse mundo particular, ao mostrar o contexto que a cultura de movimento é produzida, contribuindo com um referencial que indique se há uma terminologia que identifique os habitantes da várzea e com o registro das percepções dos habitantes da várzea com o seu território, tendo em vista que atualmente o locus a ser investigado é afetado pelo fenômeno das terras caídas; socialmente e cientificamente, com as possíveis transformações da cultura de movimento do habitante da várzea, que trarão consigo o conhecimento dos modos de apropriação e uso do território da várzea amazônica pelas práticas corporais; por fim, fomentará os debates epistemológicos em torno do binômio corpo e movimento e pretende, ao final da pesquisa, indicar práticas corporais que possam ser desenvolvidas nas aulas de Educação Física em escolas de várzea.
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interno - 1184835 - DAVID GIBBS MCGRATH