Banca de DEFESA: BRENNA CELINA FERREIRA DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRENNA CELINA FERREIRA DE CARVALHO
DATA: 18/04/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 02 - Prédio PROPPIT
TÍTULO: ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO BIOQUÍMICA E BIOLÓGICA DE UM PEPTÍDEO ANTIMICROBIANO EXTRAÍDO DA PEÇONHA DO ESCORPIÃO Tityus obscurus Gervais 1843 (SCORPIONES, BUTHIDAE).
PALAVRAS-CHAVES: Candida albicans, peptídeo antimicrobiano, Tityus obscurus
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: As peçonhas de escorpiões são fontes de moléculas bioativas como os Peptídeos Antimicrobianos (PAMs). Tais moléculas pertencem à imunidade inata e são ubíquas no reino animal e vegetal. Este trabalho teve o objetivo de purificar e caracterizar um peptídeo antimicrobiano extraído da peçonha do escorpião T. obscurus da região Oeste do Pará, Brasil. A coleta dos animais ocorreu na Floresta Nacional do Tapajós e a extração das peçonhas foi feita através da técnica de eletroestimulação usando uma fonte elétrica. O perfil eletroforético foi determinado pela eletroforese em gel de poliacrilamida 15% SDS-PAGE. O peptídeo antimicrobiano purificado (P42) teve eluição em 42 min através da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência em fase reversa (rp-CLAE). Os ensaios antimicrobianos foram realizados com bactérias Escherichia coli Gram (-), Staphylococcus aureus Gram (+) e com fungos Candida albicans, C. tropicalis e C. parasiplosis através de métodos padronizados de sensibilidade por disco difusão e de determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) protocolados pela Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI), para fungos (normas M44-A e M27-A2) e bactérias (norma M2A-9). O efeito hemolítico de P42 foi testado em eritrócitos de camundongos e para monitorar a cinética de sua citotoxicidade foram geradas imagens por microscopia confocal. A massa molecular de P42 foi obtida através da técnica de espectrometria de massas MALDI-TOF e a sua sequência de aminoácidos através da Degradação de Edman. O peptídeo (P42) foi ativo apenas contra o fungo C. albicans e a sua massa molecular foi de 7284,4 Da. Os valores de CIM do peptídeo contra as espécies de Candida foi 3,5 - 7,0 µM e para o fluconazol 6,0 - 12,0 mM. P42 não foi hemolítico em eritrócito de camundongos. A microscopia confocal detectou DNA espalhado após 3h de tratamento com o peptídeo natural. A estrutura primária desse peptídeo consistiu de 30 aminoácidos e 97% de identidade com a toxina To4 de T. obscurus. Esses resultados demonstram, pela primeira vez, a existência de um PAM nativo obtido diretamente da peçonha de T. obscurus, expandindo as opções de possíveis novas aplicações terapêuticas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1684515 - JOACIR STOLARZ DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - JOSÉ GUILHERME SOARES MAIA - UFPA
Externo à Instituição - JUAREZ DE SOUZA - IESP
Externo à Instituição - LUCIANO DE SOUSA CHAVES - UFPA
Notícia cadastrada em: 12/04/2017 17:08
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa