Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA MARIA SOUSA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDRA MARIA SOUSA DA SILVA
DATA: 06/09/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 02
TÍTULO: TURISMO E SUSTENTABILIDADE: INDICADORES A PARTIR DA ANÁLISE DA COMPLEXIDADE SISTÊMICA DO FENÔMENO TURÍSTICO EM UMA VILA AMAZÔNICA.
PALAVRAS-CHAVES: Não informado
PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: É no entendimento do turismo como fenômeno social e complexo, rompendo com o pensamento reducionista sobre esse fenômeno, que esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um conjunto de indicadores de sustentabilidade a partir do paradigma da complexidade e da teoria sistêmica, tendo como eixo central o sujeito produtor e consumidor do turismo. Quando o turismo se apresenta como um projeto de desenvolvimento para uma localidade, é essencial que este seja analisado no seu contexto específico a fim de verificar como ocorrem os procedimentos de gestão e sustentabilidade a partir das múltiplas variáveis e dos atores sociais envolvidos. Tal é o caso da vila de Alter do Chão, localizada no município de Santarém/PA, que é considerada um lugar turístico consolidado nacional e internacionalmente. Porém, em geral o planejamento e a execução do turismo na Vila partem de decisões e resoluções restritas, e de ações pontuais e fragmentadas que não contribuem efetivamente para o desenvolvimento do fenômeno como alternativa sustentável, desejável e possível para uma localidade na Amazônia. A partir da elaboração de indicadores de sustentabilidade adequados ao contexto local, espera-se contribuir para mudar esse quadro.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1446230 - LUCIANA GONCALVES DE CARVALHO
Interno - 1190535 - JARSEN LUIS CASTRO GUIMARAES
Interno - 1835815 - LILIAN REBELLATO
Externo ao Programa - 1777381 - GILBERTO CESAR LOPES RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 26/08/2016 16:56
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa