UM MODELO CONCEITUAL PARA REPRESENTAR SINAIS CORPORAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Emoção, aprendizagem, tecnologias, teorias da aprendizagem, sinais corporais.
Vários educadores, ao longo de décadas vem contribuindo para que a educação una cada vez mais a teoria com a prática, se aproxime da realidade na qual o aluno está inserido, passe a ser uma educação mais contextualizada, que use os objetos do mundo real e que permita ao estudante experimentar. Em sala de aula, as atividades práticas estão muito aquém do que se entende como necessário para a promoção de um processo de aprendizagem satisfatório, mesmo com a quebra de muitos paradigmas educacionais e a presença de tecnologias que podem colaborar com o ensino e a aprendizagem. No entanto, essas estratégias de aprendizagem precisam estar baseadas na diversidade de estilos presentes em sala de aula, tendo o professor compreendido primeiramente a necessidade do aluno através da interpretação de suas emoções, expressas a partir dos sinais corporais como batimentos cardíacos, temperatura, ondas cerebrais, expressões faciais e corporais. Nesse sentido, esse projeto de tese tem como objetivo estudar e propor um modelo para representar esses sinais corporais e relacioná-los com o processo de aprendizagem, valendo-se de recursos computacionais baseados em tecnologias como inteligência artificial, machine learning, big data e internet das coisas, por meio de 4 passos: seleção das tecnologias; captura dos sinais; identificação e análise dos dados capturados; e análise pautada nas teorias e estilos de aprendizagem. Quanto a metodologia, apresenta uma abordagem de natureza qualitativa e quantitativa e fundamentação teórica baseada em pesquisa bibliográfica. Esse projeto de tese, está em fase de desenvolvimento e espera-se obter resultados científicos, tecnológicos, acadêmicos e técnicos.