Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIALINA CORRÊA SOBRINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIALINA CORRÊA SOBRINHO
DATA : 11/03/2019
LOCAL: Auditório NTB

UM MODELO CONCEITUAL PARA REPRESENTAR SINAIS CORPORAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Emoção, aprendizagem, tecnologias, teorias da aprendizagem, sinais corporais.

Vários educadores, ao longo de décadas vem contribuindo para que a educação una cada vez mais a teoria com a prática, se aproxime da realidade na qual o aluno está inserido, passe a ser uma educação mais contextualizada, que use os objetos do mundo real e que permita ao estudante experimentar. Em sala de aula, as atividades práticas estão muito aquém do que se entende como necessário para a promoção de um processo de aprendizagem satisfatório, mesmo com a quebra de muitos paradigmas educacionais e a presença de tecnologias que podem colaborar com o ensino e a aprendizagem. No entanto, essas estratégias de aprendizagem precisam estar baseadas na diversidade de estilos presentes em sala de aula, tendo o professor compreendido primeiramente a necessidade do aluno através da interpretação de suas emoções, expressas a partir dos sinais corporais como batimentos cardíacos, temperatura, ondas cerebrais, expressões faciais e corporais. Nesse sentido, esse projeto de tese tem como objetivo estudar e propor um modelo para representar esses sinais corporais e relacioná-los com o processo de aprendizagem, valendo-se de recursos computacionais baseados em tecnologias como inteligência artificial, machine learning, big data e internet das coisas, por meio de 4 passos: seleção das tecnologias; captura dos sinais; identificação e análise dos dados capturados; e análise pautada nas teorias e estilos de aprendizagem. Quanto a metodologia, apresenta uma abordagem de natureza qualitativa e quantitativa e fundamentação teórica baseada em pesquisa bibliográfica. Esse projeto de tese, está em fase de desenvolvimento e espera-se obter resultados científicos, tecnológicos, acadêmicos e técnicos.

Externo ao Programa - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Presidente - 1846798 - CELSON PANTOJA LIMA