Banca de DEFESA: CARLA MARINA COSTA PAXIUBA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLA MARINA COSTA PAXIUBA
DATA : 02/12/2019
LOCAL: Auditório do NTB

Um Modelo Conceitual para Trabalhar Emoções e Aprendizagem Utilizando Expressões Faciais

Emoções, Aprendizagem, Computação Afetiva

A tradicional dicotomia entre razão e emoção existente na sociedade ocidental, herdada da visão dualista de Descartes sobre a mente e corpo, contribuiu para que pouca atenção fosse dada ao papel da afetividade na aprendizagem e em outras atividades cognitivas no século passado. Porém, trabalhos de psicólogos e neurologistas têm destacado o importante papel da motivação e da afetividade em atividades cognitivas. O campo da Inteligência Artificial que pesquisa sobre emoção em computadores é chamado de Computação Afetiva, que estuda mecanismos para reconhecer emoções humanas ou expressar emoções por máquinas na interação homem-computador. Este trabalho propõe um modelo de aprendizagem baseado nas emoções dos alunos e, com isto, o traz para o centro do processo de ensino, utilizando suas emoções, seu perfil e estilo de aprendizagem. Para apoiar a utilização do modelo, também foi desenvolvida uma ferramenta de software que utiliza conceitos de computação afetiva para realizar o suporte computacional necessário para utilização da proposta apresentada.  O modelo também indica uma metodologia de avaliação baseada nas evidências de desenvolvimento de conhecimento, competências e habilidades para ser utilizado para estabelecimento de correlações entre as emoções dos alunos e sua aprendizagem.

Presidente - 1846798 - CELSON PANTOJA LIMA
Interno - 1190535 - JARSEN LUIS CASTRO GUIMARAES