Banca de DEFESA: LUIS ALIPIO GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIS ALIPIO GOMES
DATA : 05/03/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Auditorio HA1 - ICED - Unidade Rondon
TÍTULO:

SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMAZÔNIA: um estudo sobre Ambientalização Curricular na Universidade Federal do Oeste do Pará


PALAVRAS-CHAVES:

Educação superior. Sustentabilidade. Ambientalização curricular. Amazônia.


PÁGINAS: 350
RESUMO:

A problemática ambiental como a poluição, degradação, crise de recursos naturais, de energia e de alimentos, apareceu nas últimas décadas do século XX gerando uma crise de civilização (LEFF, 2002). Na sociedade moderna atual, as universidades são as instituições bem posicionadas para facilitar a transição para a sustentabilidade. A questão geradora desta tese consiste em saber como ocorre a relação entre Educação Superior e Sustentabilidade na Universidade Federal do Oeste do Pará no contexto amazônico? Como objetivo geral analisar a relação entre Educação Superior e Sustentabilidade na Universidade Federal do Oeste do Pará levando em consideração o contexto amazônico. Como objetivos específicos: identificar as características da Ambientalização Curricular (AC) na Ufopa e em seus cursos de licenciatura; compreender como a Ambientalização Curricular tem sido percebida por diferentes segmentos dos cursos de licenciatura; identificar práticas inovadoras de Ambientalização Curricular nos cursos de licenciatura oferecidos pela instituição. Como metodologia adotou-se a pesquisa bibliográfica, documental e empírica (GIL, 1999; LAKATOS; MARCONI, 2003). A pesquisa realizada é de natureza qualitativa-quantitativa. Os seguintes instrumentos de coleta de dados foram utilizados:  entrevista semiestruturada com coordenadores e docentes do curso, além da aplicação do questionário eletrônico aos estudantes dos cursos de licenciatura que manifestaram interesse em participar da pesquisa. A “Análise do Conteúdo” (BARDIN, 1977) foi utilizada como método de análise e contou-se com o apoio do programa NVivo versão 12 plus para o tratamento e discussão dos dados. Os resultados indicaram que algumas características da AC estão presentes no Estatuto, Regimento Geral e, principalmente, na missão, visão e princípios que constam no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Ao analisar os objetivos, competências e habilidades, perfil do egresso e ementário das disciplinas dos cursos de licenciatura, notou-se a presença de algumas características da AC. As práticas inovadoras envolveram as dimensões do ensino, pesquisa e extensão com destaque dado para a Flexibilidade Curricular e algumas estratégias pedagógicas adotadas por diferentes docentes. Um número reduzido de estudantes registrou o fato de sentirem pouco ou não preparados para a abordagem socioambiental em sala de aula, mesmo considerando a transversalidade da temática. Este dado é importante para rever e replanejar algumas ações no âmbito dos cursos. Nas considerações finais apontou-se algumas recomendações para avançar em termos de AC, principalmente, na discussão da formação dos professores. O conceito e as características da AC trouxeram importantes contribuições para a discussão sobre a sustentabilidade na Ufopa. Porém, não se pode negar que a abordagem sobre a sustentabilidade na Educação Superior continua sendo um desafio e uma fonte para a continuidade e realização de novas pesquisas.    


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1776327 - THIAGO ALMEIDA VIEIRA
Interno - 1190535 - JARSEN LUIS CASTRO GUIMARAES
Interna - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interno - 1520271 - JOAO RICARDO VASCONCELLOS GAMA
Externa ao Programa - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Externa ao Programa - 1313956 - NELCILENE DA SILVA PALHANO CAVALCANTE
Externo à Instituição - CLARIDES ENRICH BARBA - UNIR
Externa à Instituição - SANDRA SOFIA FERREIRA DA SILVA CAEIRO - UAb
Notícia cadastrada em: 27/02/2020 11:17
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