Banca de DEFESA: LUIS ALIPIO GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIS ALIPIO GOMES
DATA : 05/03/2020
LOCAL: Auditorio HA1 - ICED - Unidade Rondon

Sustentabilidade e Educação Superior na Amazônia: um estudo sobre ambientalização curricular na Universidade Federal do Oeste do Pará

Educação superior. Sustentabilidade. Ambientalização Curricular. Amazônia.

A problemática ambiental como a poluição, degradação, crise de recursos naturais, de energia e de alimentos, apareceu nas últimas décadas do século XX como uma crise de civilização (LEFF, 2002). Tal crise gerou um sinal de alerta em que diferentes instâncias governamentais, segmentos e instituições sociais, incluindo as universidades. A Universidade tem uma importante no campo da produção de saberes, ideias e valores com o tema da sustentabilidade, pois, onde estão inseridas tem um forte impacto no processo de desenvolvimento regional, por meio da formação de profissionais por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão. No caso da região amazônica, a implantação da Universidade Federal do Oeste do Pará ganhou um papel relevante, em se tratando da formação de profissionais inseridos no contexto marcado por questões de ambientais. Neste sentido, esta pesquisa de natureza qualitativa-quantitativa, tem como objetivo geral analisar a relação entre sustentabilidade e educação superior tendo como base as características da ambientalização curricular levando em consideração a inserção da Universidade Federal do Oeste do Pará no cenário regional. Será desenvolvida com base na pesquisa bibliográfica, documental e de campo (GIL, 1999; LAKATOS; MARCONI, 2003). Os resultados preliminares indicam que a temática da Sustentabilidade está presente nos documentos institucionais a partir de uma relação com o desenvolvimento sustentável (Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI). A problematização sobre Sustentabilidade e Educação Superior a partir de suas bases conceituais e epistemológicas é condição importante para ampliar o entendimento sobre essa relação. Por isso, faz-se necessário intensificar essa investigação a fim identificar de que forma a instituição apresenta indícios de ambientalização curricular em seus cursos de graduação. Assim, a pesquisa permite realizar uma investigação sobre o papel e a representação da Universidade inserida na Amazônia com relação a sustentabilidade e a formação de profissionais preocupados com a ética ambiental na sociedade.

Interno - 1776327 - THIAGO ALMEIDA VIEIRA
Interno - 1190535 - JARSEN LUIS CASTRO GUIMARAES