Banca de DEFESA: ALINE DA PAIXÃO PREZOTTO SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE DA PAIXÃO PREZOTTO SANTOS
DATA : 27/03/2020
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório do NTB
TÍTULO:

CORPO-NATUREZA NUMA VÁRZEA AMAZÔNICA: um estudo das experiências vividas com o fenômeno das terras caídas em São Ciríaco do Urucurituba/Santarém-Pa. 


PALAVRAS-CHAVES:

Ciências Ambientais. Fenomenologia. Corpo-Natureza. Várzea amazônica. Terras caídas.


PÁGINAS: 180
RESUMO:

A temática desta tese doutoral aborda a relação corpo-natureza a partir das experiências vividas de ribeirinhos com o fenômeno das terras caídas em uma várzea amazônica. Para este estudo assumimos como objetivo geral compreender os sentidos e significados das experiências vividas na relação corpo-natureza frente a sazonalidade do rio Amazonas e o fenômeno das terras caídas de moradores da comunidade São Ciríaco do Urucurituba em Santarém-Pará. E como objetivos específicos: apresentar as experiências vividas com a sazonalidade e o fenômeno das terras caídas na várzea; descrever e analisar os significados das experiências vividas pelos moradores a partir da relação corpo-natureza e suas estratégias para enfrentar a sazonalidade da várzea e das terras caídas; e analisar os sentidos que levam os moradores a permanecerem em um ambiente suscetível a mudanças sazonais, bem como aos riscos de danos materiais e imateriais decorrentes dos fenômenos das terras caídas. Para tanto, utilizamos a pesquisa qualitativa, realizando um estudo de caso com suporte na fenomenologia, centralizado na estrutura do fenômeno situado. A constituição dos dados ocorreu por meio da observação direta da comunidade estudada e dos relatos feitos pelos moradores durante as entrevistas fenomenológicas. Os resultados expressam o significado de um corpo ribeirinho que tem experiência de vida com a natureza, desenvolve percepção ambiental e cria estratégias de convivência e sobrevivência a partir das habilidades e técnicas adquiridas com os anos de aprendizagem na várzea amazônica; bem como o sentido de permanecer no lugar anuncia um corpo ribeirinho relacional e estesiológico, que se encarna no mundo-vida capaz de manter as relações constituídas e o usar os recursos naturais como meios de sobrevivência.Desse modo, esta tese doutoral, a partir dos pressupostos fenomenológicos, propõe outros modos de pensar a relação ribeirinho-várzea, para além das visões técnico-funcionalistas, a fim de refletir sobre realidades complexas, como esta do contexto amazônico estudado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interno - 1776327 - THIAGO ALMEIDA VIEIRA
Interna - 1446230 - LUCIANA GONCALVES DE CARVALHO
Externo ao Programa - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO
Externa à Instituição - EDNA FERREIRA COELHO GALVÃO - UEPA
Externo à Instituição - JOSÉ PEREIRA DE MELO - UFRN
Externo à Instituição - FLAVIO RODRIGUES DO NASCIMENTO - UFC
Notícia cadastrada em: 03/03/2020 13:02
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa