Banca de DEFESA: MARIALINA CORRÊA SOBRINHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIALINA CORRÊA SOBRINHO
DATA : 17/08/2020

UM MODELO CONCEITUAL PARA REPRESENTAR E TRATAR SINAIS CORPORAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Sinais Corporais. Emoção. Aprendizagem

Esta tese tem como objetivo principal propor um modelo conceitual para representar e tratar os sinais corporais como expressões faciais, batimentos cardíacos e ondas cerebrais, no processo de aprendizagem. Para isso, foram realizados três experimentos em instituições de ensino na cidade de Santarém. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental 1, níveis esses que fazem parte da Educação Básica, os participantes foram professoras do Colégio Dom Amando - CDA. No Ensino Técnico, os participantes foram os estudantes da disciplina Manutenção de Computadores do curso Técnico em Informática do Centro de Formação Jessé Pinto Freire - SENAC e, no Ensino Superior foram os acadêmicos matriculados na disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação vinculada ao curso de Ciências da Computação da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Os experimentos foram guiados por um processo de seis passos, apoiados por ferramentas tecnológicas como a plataforma CADAP, Sensor de Batimentos Cardíacos, Oxímetro e Emotiv Epoc+. A pesquisa foi de natureza qualitativa e quantitativa, a metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, envolvendo em todos os experimentos passos de planejamento, ação, descrição e análise. Com relação aos resultados, estes mostraram que o estado emocional dos participantes durante a realização dos diversos tipos de atividades pôde ser percebido através do monitoramento dos sinais corporais, validando assim as hipóteses levantadas nesta pesquisa. O modelo e os experimentos foram avaliados por todos os participantes, obtendo um retorno positivo no que diz respeito a adoção deles em espaços de aprendizagem, visando a possibilidade de melhorias nos processos de aprendizagem e ensino. Conclui-se que, analisando o conjunto de dados sobre batimentos cardíacos, as métricas de performance através das ondas cerebrais e os estados emocionais por expressões faciais, uma mesma atividade pode produzir reações diferentes nos participantes, de acordo com a metodologia adotada pelo professor, o que reafirmou a premissa de que a aprendizagem deve ser sempre centrada no estudante. Pesquisas futuras serão conduzidas para expandir o número de experimentos, em diversas áreas, abordando também o público de docentes, a fim de comparar os dados e apontar potenciais melhorias ao processo metodológico adotado.

Externo ao Programa - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Presidente - 1846798 - CELSON PANTOJA LIMA