Banca de DEFESA: LILIAN MARIA COELHO ESCOBAR BUENO LADEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LILIAN MARIA COELHO ESCOBAR BUENO LADEIRA
DATA : 17/09/2020

PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM SANTARÉM E EM PORTO TROMBETAS/PA: Influência de fatores socioeconômicos e demográficos.

Percepção ambiental, estudantes, Santarém, Porto Trombetas

A questão ambiental vem se destacando no meio científico como um dos dilemas contemporâneos e a necessidade de encontrar soluções para sua proteção é limitada pela diferença das percepções dos indivíduos e das comunidades. O estudo da Percepção Ambiental e a correlação com sua expressão cultural pode auxiliar na criação de uma estrutura inicial para o planejamento de ações que melhorem a relação ser humano-natureza. O objetivo deste trabalho foi fazer um diagnóstico da Percepção Ambiental de estudantes da Educação Básica de escola pública e privada do município de Santarém e da vila de Porto Trombetas, no município de Oriximiná, ambos no estado do Pará, observando a influência de alguns fatores socioeconômicos e demográficos, como idade, gênero, escolaridade, tipo de escola e local onde vive. Foram usados como instrumentos de obtenção de dados a listagem ivre e questionário estruturado. Foram encontradas diferenças significativas entre os estudantes das diferentes esferas, nas duas localidades, entre os gêneros, nas diferentes faixas etárias e na escolaridade. No geral as categorias mais frequentes foram: religiosa, utilitarista e socio cultural. Pelo fato da Percepção Ambiental ser um modo de representação social e os estudantes serem uma boa representação da sociedade, seu estudo é fundamental para execução de projeto ou intervenção socio ambiental.

Externo à Instituição - DUARCIDES FERREIRA MARIOSA
Presidente - 1835815 - LILIAN REBELLATO