Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉA RENI MENDES MARDOCK

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRÉA RENI MENDES MARDOCK
DATA : 03/03/2023
LOCAL: NTB/Videoconferência

Um estudo da ecologia médica na formação dos egressos de medicina da UEPA no cenário da pandemia da Covid-19

Ecologia Médica. Egressos de Medicina. Covid-19. Formação médica. Humanização.

Este estudo doutoral assume o objetivo de analisar a presença da ecologia médica na formação de egressos de medicina da UEPA (2020) e seus desafios frente ao cenário da pandemia da Covid-19. Especificamente, pretende-se mapear o(s) local(is) de atuação e as condições de trabalho desses egressos que tiveram sua formatura antecipada devido a pandemia da Covid-19; traçar seu perfil acadêmico e profissional considerando a imersão na realidade vivenciada; diagnosticar os princípios da ecologia médica na formação dos egressos dos cursos de medicina dos campi de Belém, Marabá e Santarém da UEPA; analisar se o módulo GIESC trouxe uma abordagem da EM e contribuiu para uma formação desses egressos mais humanizada desde a percepção de egressos, docentes e coordenadores dos cursos estudados; identificar e analisar os desafios elencados na formação médica, a partir da percepção de egressos, docentes e coordenadores dos cursos estudados e propor um modelo de ecologia médica humanizada na formação médica, a partir da realidade estudada. Os participantes deste estudo de caso múltiplo, de abordagem quanti-qualitativa, com o contributo da transdisciplinaridade e recorte temporal no ano 2020-2022, composto por 03 coordenadores, 18 docentes (atuantes no Internato) e 79 egressos do curso de medicina que tiveram a formatura antecipada de uma Universidade Pública no Estado do Pará. Apresenta uma abordagem transdisciplinar, análise documental, estudo de campo e será apresentada conforme o modelo Escandinavo. Na produção de dados empíricos serão aplicados os instrumentos entrevista semiestruturada com 03 coordenadores e 18 docentes e o questionário online (pesquisa survey) com 79 egressos dos referidos cursos, totalizando uma amostra de 100 participantes. Essa pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Oeste do Pará, com o parecer CAAE Nº 59401922.9.0000.0171, e os dados coletados serão tratados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011) e a técnica da triangulação descrita por Denzin (2005), recorrendo-se também a pacotes estatísticos e nuvem de Palavras através do software NVivo. A partir da inserção em campo, conjectura-se encontrar ações de desenvolvimento sustentável no contexto da ecologia médica, mediante os desafios da formação médica, em face a pandemia da Covid-19 nestes cursos de Medicina, com a inserção dos egressos a vida profissional. Como resultado espera-se a aplicação do enfoque transdisciplinar como estratégia de pesquisa, potencializando uma análise triangulada dos dados revelados, que diz respeito ao aprofundamento da temática objeto de estudo - ecologia médica na formação médica em meio à pandemia, contribuindo com a adoção de práticas inovadoras mais humanizadas. Vale ressaltar que o objeto de estudo apresentado vem mostrando-se inovador, após pesquisa do estado do conhecimento nas bases de dados Catálogo de Teses e Dissertações da Capes (2021), Portal de Periódicos da CAPES/MEC (2021) e Scientifc Electronic Library Online – SciELO (2021). Este fato nos motiva a buscar estudá-la com a firmeza indispensável e o valor que o mesmo vem anunciando para a ampliação do conhecimento científico, com um atendimento humanizado, sustentando a Educação Ambiental (EA).

Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interno - 1776327 - THIAGO ALMEIDA VIEIRA