Banca de DEFESA: HIJAOEKES SILVA SOUZA

DISCENTE : HIJAOEKES SILVA SOUZA
DATA : 16/10/2020
LOCAL: Defesa Remota (Pela Internet)

A GEOMETRIA COMO UMA PROPOSTA DISCIPLINAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CAMPO NA ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL ANCHIETA, NO MUNICÍPIO DE ITAITUBA-PA

Geometria. PCN´s. Matemática. Ensino Fundamental.

A geometria está em todos os lugares em que o ser humano se estabeleça, lhe dando oportunidade de investigar através de seus diferentes saberes, a Matemática e sua diversidade. Por volta de 1.500 d. C. a álgebra simbólica moderna dava os seus primeiros passos, constituindo com a aritmética e a geometria, o tripé disciplinar no processo de ensino e aprendizagem, do conhecimento matemático, nas escolas europeias. Embora a geometria euclidiana e a aritmética já estivessem consolidas como disciplinas da formação escolar europeia, esse tripé disciplinar perdurou até o século XX, quando a partir 1950, o currículo escolar no mundo passou por uma modernização e reformulação, que deu ênfase à álgebra, com a geometria abordada de forma intuitiva, em detrimento ao processo lógico dedutível até então consolidado. Tais mudanças foram estabelecidas com o Movimento da Matemática Moderna (MMM), de âmbito global, que fez da geometria, aritmética e álgebra, conteúdos da disciplina Matemática. Os educadores dos Estados Unidos das Américas, posteriormente seguidos pela grande maioria dos educadores europeus, rapidamente abandonaram a nova abordagem proposta para a Educação Matemática, pois perceberam que o foco na álgebra, aritmética e teoria dos conjuntos, com a superficialidade dos conhecimentos geométricos, causariam graves distorções no processo de aprendizagem da Matemática. Infelizmente, no Brasil tal abordagem ainda se faz fortemente presente, sendo fator importante para a repetência e os baixos índices, obtidos pelos discentes da educação básica em avaliações nacionais e internacionais, relativos ao conhecimento matemático. Este trabalho traz para a discussão, utilizando-se da Pesquisa de Campo, um projeto piloto implantado a partir de 2014 no Centro Educacional Anchieta, no município de Itaituba-PA, no qual o planejamento pedagógico da escola tornou a geometria uma disciplina, com carga horária de 20 h mensais, disponibilizando ao seu quadro de docentes uma grade programática que desenvolvesse uma base sólida dos conceitos geométricos mais importantes do ensino fundamental e médio, com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, e consequentemente diminuir a repetência e obter melhores resultados nas avalições nacionais. Para tanto, foi criado um cronograma de todos os conteúdos geométricos a serem trabalhos bimestralmente, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de forma conjunta com a álgebra e a aritmética, buscando habilidades e competências dispostas nos PCN's e na ABNCC. A pesquisa mostra que a ênfase no estudo da Geometria, com aulas específicas deste tema, aliada às novas metodologias e tecnologias educacionais, logrou êxito na diminuição da repetência e melhorou significativamente a média das notas dos discentes no exame do ENEM. O trabalho ainda apresenta a opinião de professores de Matemática, do município de Itaituba, acerca da adoção da Geometria como uma disciplina.

Presidente - 1190506 - JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
Interno - 1426002 - MARIO TANAKA FILHO