Banca de DEFESA: MARCELO DE LIMA LOPES

LOCAL: Plataforma online

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EDUCACIONAL E SUA APLICAÇÃO EM NÚMEROS ESPECIAIS

Software Educacional. Senes. Aritmética. Números especiais. Aprendizagem

A Aritmética é praticada e estudada há séculos, entretanto, tais conhecimentos não afastaram a realidade atual, onde entre os maiores problemas apontados para os desempenhos insatisfatórios em Matemática, está o baixo domínio de operações matemáticas básicas pelos estudantes, significando que eles mantem pouco domínio aritmético, tal realidade evidenciada pela experiência educacional do autor, e ratificado na literatura por Masola e Allevato (2016), entre outros, motivou o proponente a desenvolver o presente trabalho. Relacionado ao fato supracitado, está o domínio de programação funcional em Haskell pelo proponente, levando-o ao objetivo de desenvolver e apresentar o Senes, um Software Educacional voltado a aprendizagem de aritmética e números especiais como alternativa na busca de facilitar o aprendizado dos temas em epígrafe, almejando desta forma, contribuir com a educação matemática ao propor o produto, os conhecimentos abordados nele, e verificar a influência do software na aprendizagem de aritmética. A princípio, o software seria aplicado com estudantes do 7º ano do ensino fundamental em 2 (duas) escolas no município de Santarém, entretanto, em virtude da impossibilidade de reunir estudantes em salas de informática devido a pandemia pela Covid-19 (provocado pelo vírus Sars-CoV-2), a aplicação foi realizada de maneira voluntária, através da disponibilização do software em página na internet própria para este fim, e divulgado pelas redes sociais, onde os participantes puderam conhecer e fazer uso do software previamente, para em seguida contribuir com a pesquisa respondendo à um questionário eletrônico. Para o desenvolvimento da pesquisa exploratória, caracterizada como Survey, foi aplicado aos participantes, questionário com perguntas abertas e fechadas, buscando lhes possibilitar respostas adequadas às suas necessidades, classificando o presente estudo em qualitativo e quantitativo devido aos tipos de perguntas e consequente análise das respostas. Os resultados apontaram a adequação do Senes para a aprendizagem de aritmética, indicando a contribuição do programa para a prática e apreensão de novos conhecimentos de maneira descontraída e lúdica, assinalaram ainda, o fato de ferramentas educacionais deste tipo contribuir significativamente para melhorar a qualidade da educação matemática, por possibilitar a visualização da aplicação prática dos conhecimentos, além de envolver e atrair a atenção do aprendiz.

Presidente - 1426002 - MARIO TANAKA FILHO
Interno - 1190506 - JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO