Banca de DEFESA: OSVALDO GATO NUNES NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OSVALDO GATO NUNES NETO
DATA: 04/08/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 03 prédio da pós-graduação
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA CONSERVAÇÃO DO SANGUE TOTAL DE BÚFALOS (Bubalus bubalis) ACONDICIONADO EM BOLSAS CPDA-1 E CPD/SAG-M.
PALAVRAS-CHAVES: Hemácias. Búfalos. Hemoterapia. Transfusão.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
SUBÁREA: Fisiologia Geral
RESUMO: A transfusão de sangue total em animais objetiva o restabelecimento da capacidade de transporte e difusão de oxigênio para os tecidos em casos de significativa redução dos valores de hemoglobina, como em anemias graves ou perda aguda de sangue. O sangue habilitado ao processo de transfusão deve ser antes armazenado em bolsas plásticas, contudo, durante o período de conservação, o tecido sanguíneo sofre lesões crescentes, sendo essas alterações conhecidas em conjunto como lesões de armazenamento. A deficiência no acompanhamento dessas alterações ao longo do período preservação podem tornar inviável a utilização do sangue ou diminuir sua eficácia após a transfusão. Objetivando avaliar as alterações hematológicas, hemogasométricas e bioquímicas do sangue total de bubalinos armazenados em bolsas modelos CPDA-1 e CPD/SAG-M, foram realizados dois experimentos, utilizando em cada um, dez búfalos machos, adultos e hígidos, dos quais foram coletados 450 ml de sangue e posteriormente armazenados em bolsas CPDA-1 e SAG-M, mantidos sob refrigeração entre 2ºC a 6°C durante 42 dias. As amostras de sangue armazenado nas bolsas plásticas foram avaliadas em sete tempos (D), sendo D0 (imediatamente após a coleta de sangue), D7 (sete dias após a coleta), D14 (quatorze dias após a coleta), D21 (vinte e um dias após a coleta), D28 (vinte e oito dias após a coleta), D35 (trinta e cinco dias após a coleta) e D42 (quarenta e dois dias após a coleta). Durante esse período, estiveram sob análise os parâmetros hematológicos, hemogasométricos, bioquímicos e microbiológicos. Foram observados aumentos de pO2, pCO2, Lactato e Potássio. As reduções foram perceptíveis no número de Hemácias, na concentração de Sódio, Bicarbonato, Glicose e pH. Foram constantes os valores da Hemoglobina Total e Volume Globular. O sangue total de búfalos acondicionado em bolsas do tipo CPDA-1 e CPD/SAG-M sofreu discretas alterações hematológicas, bioquímicas e hemogasométricas durante o armazenamento, no entanto mantendo-se viável para transfusão sanguínea quando conservado por até 42 dias em temperaturas de 2 a 4 ºC. De maneira geral não foram observadas diferenças na conservação do sangue total bubalino entre os dois tipos de bolsas avaliados, CPDA-1 e CPD/SAG-M, sendo as duas indicadas para uso nesta espécie.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1843993 - ANTONIO HUMBERTO HAMAD MINERVINO
Externo à Instituição - CLAUDIO GUEDES SALGADO - UFPA
Externo à Instituição - JOSAFA GONÇALVES BARRETO - UFPA
Notícia cadastrada em: 12/05/2016 15:11
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa