Banca de DEFESA: ANDREA NUNES FIGUEIRA

DISCENTE: ANDREA NUNES FIGUEIRA
DATA: 09/10/2016
LOCAL: Sala 03 do prédio de pós-graduação
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA COBERTURA DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NO COMBATE À HANSENÍASE NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM/PA ATRAVÉS DE ANÁLISE ESPACIAL
PALAVRAS-CHAVES: Georreferenciamento, Unidades de Saúde; Cobertura populacional, Hanseníase, PGL-1.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
SUBÁREA: Fisiologia Geral
RESUMO: A hanseníase ainda representa um grave problema de saúde pública no Brasil. É uma doença conhecida há milênios, porém, apesar de todos os esforços efetivamente empregados até o momento, ainda continua sendo um sério problema de saúde pública. No país este problema ainda é uma questão a ser solucionada, no estado do Pará há varias regiões com altas taxas de detecção da doença. Este estudo tem como objetivo avaliar a cobertura das unidades básicas de saúde e sua influência no combate à hanseníase no município de Santarém/Pa, através do uso de indicadores e análise espacial. Foram utilizados a base do SINAN para realização de visitas domiciliares e avaliação dos casos de hanseníase notificados no período de 2003 a 2013 e também de seus contatos, e foram analisados dados de escolares através de visitas a quatro escolas da rede pública no ano de 2014. Durante as visitas foram feitos georreferenciamento, exame clínico e coleta sorológica para análise anti-PGL-I de escolares assim como a pacientes e seus contatos domiciliares. As unidades de saúde de cada bairro foram mapeadas para análise de cobertura populacional. Do total de 756 casos de hanseníase que fizeram tratamento entre 2003 e 2013 no município de Santarém, 504 pertencem à zona urbana e destes, 416 foram mapeados, correspondendo à 82,5% de casos da zona urbana. Quanto à classificação, 196 foram classificados como Paucibacilares e 220 como Multibacilares. O grau de incapacidade no momento do diagnóstico ficou distribuído como 222 pessoas com grau 0, 97 com grau I e 28 com grau II de incapacidade. Quanto ao modo de detecção, 196 foram por encaminhamento, 193 por demanda espontânea, 13 por exame de contatos e 05 por exame de coletividade. Durante o estudo foram contabilizadas 10 equipes de EACS e 23 equipes de ESF. Foram identificados como caso novo para hanseníase 37 comunicantes e 08 escolares, o que corresponde a 45 casos novos. Para a análise do PGL-I, 436 pessoas aceitaram realizar a coleta, 328 comunicantes e 108 escolares, destes, 48 escolares e 132 contatos foram positivos para o anti-PGL-I, a maioria deles encontravam-se em áreas descobertas. Conclui-se que dentro das áreas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde a baixa cobertura das áreas atendidas tem refletido na distribuição e baixo índice de detecção de casos de hanseníase em Santarém, o que pode ser evidenciado pelo alto número de casos geo-localizados nas áreas descobertas, demonstrando a influência dessas áreas para a disseminação da doença no município.
Presidente - 1246557 - GUILHERME AUGUSTO BARROS CONDE
Externo ao Programa - 1776886 - SIANY DA SILVA LIBERAL