Banca de DEFESA: HEVELINE CAMPOS PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HEVELINE CAMPOS PEREIRA
DATA : 25/03/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Campus Amazônia - Sala 107
TÍTULO:

AVALIAÇÃO GENOTÓXICA E HISTOLÓGICA EM PEIXES (Hyphessobryconheterorhabdus) DO IGARAPÉ CARARAZINHO EXPOSTOS AO CHORUME DA LIXEIRA PÚBLICA DE SANTARÉM – PA.


PALAVRAS-CHAVES:

Micronúcleo; Ensaio Cometa; Histopatologias;


PÁGINAS: 73
RESUMO:

A enorme geração de lixo é uma das principais questões ambientais da atualidade. O descarte e tratamento inadequado do lixo oferecem sérios riscos para a saúde humana e dos ecossistemas. O chorume, líquido produzido pela decomposição do lixo, pode conter muitas moléculas potencialmente danosas para o material genético, tais como metais pesados e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (PHA). O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito genotóxico e histopatológico do chorume proveniente da Lixeira Pública de Santarém (Lixão do Perema) em peixes Hyphessobrycon heterorhabdus. Foram realizadas as técnicas do micronúcleo, anormalidades nucleares eritrocitárias e ensaio cometa para a avaliação da genotoxicidade. Danos teciduais foram avaliados em preparações histológicas de brânquias e fígado. Os peixes foram expostos ao chorume (10, 5 e 2%), água natural do igarapé Cararazinho, e benzeno 20ppm. Os biomarcadores de genotoxicidade não evidenciaram variação significativa entre os grupos expostos e controle (água do igarapé). Brânquias e fígado mostraram variados tipos de lesões teciduais. Portanto, na luz dos dados obtidos conclui-se que aágua do igarapé Cararazinho, ao receber descarga de chorume da lixeira pública de Santarém, contribui para a ocorrência de danos genotóxicos e teciduais em peixes das espécies H. heterorhabdus.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1327077 - LUIS REGINALDO RIBEIRO RODRIGUES
Interno - 1562643 - MAXWELL BARBOSA DE SANTANA
Externo ao Programa - 1793956 - MARCOS PRADO LIMA
Notícia cadastrada em: 22/03/2019 13:25
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa