Banca de DEFESA: ÉDEN BRUNO SOUSA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ÉDEN BRUNO SOUSA DA SILVA
DATA : 27/05/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 117 - Unidade Amazônia
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA, ANTIPROLIFERATIVA E PRODUÇÃO DE ESPÉCIES REATIVAS DE OXIGÊNIO DO EXTRATO ETANÓLICO DE Cyperus articulatus L. (Cyperaceae)


PALAVRAS-CHAVES:

Inflamação. Planta medicinal. Espécies reativas de oxigênio. Óxido nítrico. Arginase. Atividade antiproliferativa. Câncer.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Priprioca (Cyperus articulatus L.) é uma planta medicinal tradicionalmente utilizada contra inflamações. Estudos realizados no óleo essencial dessa espécie levaram a identificação de muitos compostos terpênicos. Pouco se conhece sobre a utilização dos resíduos sólidos gerados após a extração do óleo essencial dessa espécie. Este trabalho teve como objetivos investigar a composição química e avaliar a atividade anti-inflamatória, antioxidante e antiproliferativa in vitro, do extrato etanólico dos resíduos sólidos gerados da extração do óleo essencial de Cyperus articulatus L., em macrófagos peritoneais de camundongos e linhagens de células tumorais humanas. A seguinte metodologia empregada para alcançar esses objetivos foram: a análise cromatográfica, viabilidade celular, produção de óxido nítrico, prostaglandinas tipo 2, interleucina 1 beta, fator de necrose tumoral alfa e espécies reativas de oxigênio, atividade da arginase, atividade antiproliferativa. Resultados: A análise da composição química indicou a presença de monoterpenos, sesquiterpenos e especialmente cetonas sesquiterpênicas como constituintes majoritários. Os resultados demonstraram que o tratamento com extrato etanólico de Cyperus articulatus L. diminui a produção de espécies reativas de oxigênio, óxido nítrico, prostaglandinas tipo 2, interleucina 1 beta, fator de necrose tumoral alfa, atividade da enzima arginase e proliferação de células cancerígenas. O extrato etanólico de Cyperus articulatus L. também não demonstrou citotoxicidade nas concentrações de 12,5, 25 e 50 µg/mL. Os resultados indicaram que o extrato de Cyperus articulatus L. exerce atividade antioxidante, antiproliferativa e anti-inflamatória em modelos experimentais in vitro.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1562643 - MAXWELL BARBOSA DE SANTANA
Externo ao Programa - 1414049 - FLAVIA GARCEZ DA SILVA
Externo ao Programa - 1765839 - DEBORA KONO TAKETA MOREIRA
Notícia cadastrada em: 24/05/2019 14:30
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa