Banca de DEFESA: WANDERSON FERNANDES SILVA

DISCENTE : WANDERSON FERNANDES SILVA
DATA : 02/07/2019
LOCAL: Sala 103 campus Amazônia

EFEITO DA ASSOCIAÇÃO DA TERAPIA COM LASER DE BAIXA POTÊNCIA E ALTA FREQUÊNCIA NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO EM FERIDAS CUTÂNEAS DE RATOS

Laserterapia. Alta frequência. Úlceras.

Introdução: As úlceras representam uma importante intercorrência a saúde humana
julgada pelo aspecto social e econômico devido ao longo tempo e dificuldade na cicatrização. Objetivo: Avaliar o efeito do laser de baixa potência de 660nm associado a terapêutica com alta frequência sobre o processo de cicatrização e reparo tecidual em úlceras cutâneas. Materiais e métodos: O desenvolvimento da pesquisa ocorreu nos laboratórios da Universidade Federal do Oeste do Pará, Universidade do Estado do Pará e Instituto Esperança de Ensino Superior em Santarém. O período de realização da pesquisa ocorreu entre abriu e novembro de 2018. Foram utilizados 20 ratos da linhagem Wistar separados em 4 grupos quanto ao tipo de tratamento, compostos por 5 animais cada. Grupo GC (Grupo Controle - recebeu a lesão, entretanto, sem nenhum tratamento). Grupo GL (Grupo Laserterapia – recebeu a lesão e foi tratado com Laserterapia). Grupo GA (Grupo Alta frequência – recebeu a lesão e foi tratado com Alta frequência). Grupo GL+Al (Grupo Laserterapia e alta frequência – recebeu a lesão e foi tratado com laserterapia e alta frequência associada). Após a ocorrência da lesão, os animais iniciaram sessões de terapia diárias pré-determinadas para cada grupo, estabelecidas de forma aleatória, por dez dias consecutivos. A eutanásia dos animais ocorreu no 11o dia após a lesão inicial. Resultados: O grupo GC apresentou 0.2102±0.011 cm de área no 1o dia com redução para 0.0130±0.008 cm no 11o dia. O grupo GL apresentou 0.2126±0.003 cm de área no 1o dia com redução para 0.0022±0.002 cm no 11o dia. O grupo GAL apresentou 0.2092±0.009 cm de área no 1o dia com redução para 0.0212±0.006 cm no 11o dia. O grupo GL+AL apresentou 0.2118±0.003 cm de área no 1o dia com redução para 0.0086±0.002 cm no 11o dia. Foi possível observar de forma significativa (p<0,05) menor área de lesão no GL em comparação com o grupo GC. Também foi possível observar redução significativa (p<0.01) do GL em comparação com o GAL e no GALxGL em comparação com o GAL (p<0.01). Não houve diferença significativa entre os tipos de colágenos em cada grupo analisado (p>0,05). Conclusão: O laser de baixa potência é capaz de modular de forma eficiente o processo de reparo em feridas cutâneas com base em aspectos macroscópicos e microscópicos. O gerador de alta frequência não é capaz de modular de forma eficiente o processo de reparo em feridas cutâneas com base em aspectos macroscópicos, no entanto melhora o processo de reparo em feridas cutâneas com base em aspectos microscópicos, O laser de baixa potência associado ao gerador de alta frequência apresentar bons resultados no processo de reparo tecidual.

Presidente - 1967452 - ADRIANA CAROPREZO MORINI
Interno - 1562643 - MAXWELL BARBOSA DE SANTANA