Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE CRISTINE DA CRUZ LOPES

DISCENTE : DANIELLE CRISTINE DA CRUZ LOPES
DATA : 04/09/2019
LOCAL: Sala de aula da PG

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE HIPOGLICÊMICA DO OLEO ESSENCIAL DE Piper marginatum Jacq. EM CAMUNDONGOS

Palavras-chave: Piper marginatum, atividade hipoglicêmica, diabetes

O diabetes mellitus é a condição crônica que mais cresce, principalmente nos países em desenvolvimento. Considerando o crescente número de casos de diabetes, altos custos relacionados ao seu controle, o tratamento de suas complicações, inúmeros efeitos colaterais causados pela medicação oral e injetável e uso popular de plantas, o objetivo desse estudo foi a avaliar a atividade hipoglicemiante do óleo essencial de Piper marginatum em camundongos. Folhas e galhos de P. marginatum foram coletados na Universidade Federal do Oeste do Pará, Campus Tapajós, entre os meses de setembro de 2018 e abril de 2019. As folhas foram secas em estufa a 40°C por 4 dias, em seguida foram trituradas e pesadas para posterior obtenção de óleo essencial através do método de hidrodestilação utilizando o aparelho do tipo Clevenger. A caracterização química foi realizada por Cromatografia gasosa acoplada a Espectrometria de Massa (CG-EM) na Divisão de Química Orgânica e Farmacêutica do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Universidade de Campinas - São Paulo (UNICAMP). Para a avaliação da toxicidade oral aguda foram submetidos ao experimento 12 camundongos fêmeas, isogênicos da linhagem Swiss, foram divididos para a primeira etapa 2 grupos experimentais (n: 3 animais para cada grupo) de camundongos: o grupo 1 – controle recebeu por gavagem apenas o veículo (NaCl 0,9%), o grupo 2 – teste recebeu o óleo essencial de P. marginatum na dose de 2000mg/kg, diluído com tween 0,312%, etanol 15% e solução salina 0,9%, a dose foi testada duas vezes. O referido projeto foi submetido à Comissão de Ética no uso de Animais da UFOPA – CEUA/UFOPA tendo sido aprovado sob o protocolo n° 1120180048/2019. Os animais não apresentaram sintomas ou sinais clínicos de toxicidade, como tremores, convulsões, salivação, diarréia, letargia, alteração da cor da pele e do cabelo, classificando a espécie como de baixa toxicidade, segundo o protocolo OECD-423/2001.

Externa ao Programa - 1414049 - FLAVIA GARCEZ DA SILVA
Externa à Instituição - ADJANNY ESTELA SANTOS DE SOUZA - UEPA