Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIO CEZAR VINENTE DA CRUZ

DISCENTE : JULIO CEZAR VINENTE DA CRUZ
DATA : 06/09/2019
LOCAL: Sala 01 - Campus Oriximiná

Avaliação das propriedades nutracêuticas da carne de Tambaqui (Colossoma Macropomum)  alimentado com ração suplementada com  polpa de Açaí (Euterpe Oleracea) em um modelo murino de ansiedade

Ansiedade, Tambaqui e Açaí.

A ansiedade é um comportamento normal em situações de desconforto como mecanismo de defesa e a capacidade de lidar com situações novas. A ansiedade passa a ser reconhecida como patologia quando são desproporcionais ao estímulo, ou causam baixo desempenho do indivíduo. Em trabalhos recentes com Açaí (Euterpe olerace), demonstram efeito sobre a ansiedade. Associado a isso o açaí nativo da região amazônica já é utilizado como fonte para incorporação em formulações de rações para peixes, sobretudo o tambaqui (Colossoma macropomum). O objetivo geral desde estudo é analisar os possíveis efeitos ansiolíticos do açaí (Euterpe oleracea) e da carne tambaqui (Colossoma macropomum) alimentado com açaí, em ratos submetidos ao labirinto em cruz elevado. Como objetivos especificos, estudar o efeito da carne de tambaqui (Colossoma macropomum) alimentado com ração de açaí (Euterpe oleracea) incluído na dieta de ratos Wistar, avaliando seus efeitos em labirinto em cruz elevado, assim como avaliar os efeitos do açaí (Euterpe oleracea) incluído na dieta de ratos Wistar  submetidos ao modelo de ansiedade do labirinto em cruz elevado. Estudar o efeito da carne de tambaqui alimentado com ração comercial incluído na dieta de rotos Wistar, avaliando seus efeitos em labirinto em cruz elevado. E por último avaliar os efeitos da ração comercial, em ratos submetidos ao modelo de ansiedade do labirinto em cruz elevado. Trata-se de uma pesquisa experimental em ratos que será realizada na Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA, Campus Oriximiná. Os animais serão divididos em 4(quatro) grupos, com 10(dez) animais cada, no total de 40 animais todos machos, por um período de 30 (trinta) dias. No final do experimento todos os animais serão testados no Labirinto em Cruz Elevado -LCE, com exposição única. A exposição será gravada em vídeos por 5 minutos e em seguida analisado pelo software EthoVision XT® (Noldus®) para o estudo de rastreamento automático de movimento. Espera-se com este estudo comprovar efeito ansiolítico da carne do tambaqui (Colossoma macropomum), alimentado com ração de açaí ((Euterpe oleracea).

Externa ao Programa - 2391001 - DAVIA MARCIANA TALGATTI
Externa ao Programa - 3128317 - FERNANDA MAYARA NOGUEIRA