Banca de DEFESA: MAYARA DUARTE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYARA DUARTE DA SILVA
DATA : 22/11/2019
HORA: 18:00
LOCAL: Auditório do NTB
TÍTULO:

O PÚBLICO E O PRIVADO NO ENSINO MÉDIO EM SANTARÉM-PARÁ:  QUAL O DIFERENCIAL DO DESEMPENHO COGNITIVO?


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Básica. Aprendizagem Escolar. Avalição Educacional. Ensino
Público. Ensino Privado.


PÁGINAS: 59
RESUMO:

A necessidade de aumentar a oferta de escolarização brasileira não foi acompanhada de uma
preocupação com a qualidade do ensino ofertado. As primeiras ações voltadas para a
implementação de um sistema nacional de avaliação da educação básica no Brasil têm início a
partir da década de 1980, com implementação de diversas reformas educacionais. Nesse período
a pesquisa educacional brasileira vivenciava forte influência do Relatório de Coleman
(Coleman Report) publicado em 1966, nos Estados Unidos. Essa pesquisa deu novas direções
tanto às avaliações educacionais, quanto para à destinação do capital social, revelando que a
educação é parte de um conjunto de fatores, e que as pesquisas na área precisam contemplar os
fatores sociais e escolares nas desigualdades educacionais. Diante de uma crescente cobrança
por medidas que revertam os níveis insuficientes de aprendizagem revelados pelas atuais
avaliações da educação básica brasileira, suscitamos aqui, uma discussão a respeito da ideia de
educação como alicerce para melhor formação do indivíduo e, assim, para construção de uma
sociedade mais justa. O objetivo do presente trabalho foi estudar o perfil de desempenho
cognitivo para alunos do ensino médio em duas escolas, uma Escola Pública - EPU e uma
Escola Privada - EPR, da área urbana da cidade de Santarém-Pará, no período de 2011 a 2017.
Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, com coleta de dados secundários realizada
entre outubro de 2018 a setembro de 2019, com autorização de consulta aos mapas de resultados
finais anuais pelos diretores das instituições de ensino participantes, bem como a partir de dados
disponibilizados pelos sites oficiais nacionais. O estudo evidenciou diferenças significativas no
desempenho cognitivo entre as duas escolas, sendo que a EPU mostrou maiores oscilações nas
médias de desempenho em relação à EPR. A EPU mostrou-se ser a instituição com maiores
índices de notas vermelhas, reprovações, cancelamentos, retenções e desistências no período
avaliado. Os estudantes da EPU apresentaram maior dificuldade de adaptação ao Ensino Médio
do que os alunos da EPR, sugerindo que esses estudantes progridem ao Ensino Médio com uma
base deficiente do Ensino Fundamental, fato reproduzido ao longo dos anos sem nenhuma
medida de reversão, refletindo nas desigualdades entre as performances diagnosticadas nas duas
escolas. A quantidade de matrículas, bem como a de alunos por turma é muito superior na EPU,
isso reflete no maior Indicador de Esforço Docente no Ensino Médio, sugerindo que a qualidade
do ensino também pode estar correlacionada a essas variáveis. A pesquisa sugere também que
o fator mais importante na determinação da eficiência do ensino nas duas instituições avaliadas,
está mais correlacionado a fatores didáticos-pedagógicos, administrativos, e extraescolares,
como aspectos familiares, por exemplo, do que a insumos propriamente dito, sendo necessários
mais estudos direcionados nesse sentido para melhor caracterização desses resultados. Dessa
forma, a construção coletiva de um caminho de participação e corresponsabilidades para
melhoria da qualidade do ensino público pode ser: uma maior ênfase na base de formação
docente; e uma maior atenção às deficiências existentes no ensino fundamental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 327903 - DOMINGOS LUIS WANDERLEY PICANCO DINIZ
Externa ao Programa - 1995687 - ELDRA CARVALHO DA SILVA
Externo à Instituição - JOANILSON GUIMARAES SILVA - UFRN
Notícia cadastrada em: 22/11/2019 12:56
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa