Banca de DEFESA: MARCELLO DE LIMA BAIMA

DISCENTE : MARCELLO DE LIMA BAIMA
DATA : 17/12/2019
LOCAL: Auditório NTB

SÍNDROME DE BURNOUT E PERFIL NUTRICIONAL DE DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Docentes, Estresse Ocupacional, Estado Nutricional, Obesidade.

A síndrome de Burnout (SB) é um processo de estresse crônico, iniciado com níveis de tensão e pressão no trabalho por períodos prolongados. O docente do ensino superior público é submetido a diversos estressores que podem vir a causar SB, como: o ingresso através de concurso; as avaliações periódicas e necessidade de capacitações para progressões profissionais; carga horária excessiva; atuação no ensino, pesquisa e extensão; lidar com alunos inexperientes, recém-saídos de estrutura educacional completamente diferente. O estresse crônico provoca alterações sistêmicas que alteram a homeostase corporal, entre elas a regulação da ingestão alimentar, que pode ocasionar alterações no estado nutricional do indivíduo. Objetivos: identificar e analisar a Síndrome de Burnout; traçar o perfil nutricional; correlacionar SB a o estado nutricional dos docentes da Universidade Federal do Oeste do Pará. Métodos: Foi realizado estudo transversal, não aleatório, com docentes que ingressaram na instituição até dezembro de 2017. Para a identificação da SB foi utilizado o “Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo” - CESQT, para docentes, adaptado e validado para o português. O instrumental é dividido em quatro dimensões: ilusão pelo trabalho (IL), desgaste psíquico (DP), indolência (IND) e culpa (C), onde baixa pontuação em IL e altas pontuações em DP, IND e C são indicativos de SB. Para a determinação do estado nutricional foi realizada avaliação antropométrica e exame de bioimpedância elétrica, foram utilizados como parâmetros o Índice de Massa Corporal (IMC), Percentual de Gordura (%GC) e Área de Gordura Visceral (AGV). O projeto de pesquisa foi aprovado pelo CEP/FSCMPA. Resultados: Participaram da pesquisa 44 docentes, sendo 29 (65,9%) do sexo feminino e 14 (34,1%) do masculino, com média de idade 41,0 (± 8,33). Verificou-se que 33 (75%) docentes apresentaram pontuações indicativas de burnout em ao menos uma dimensão do CESQT, sendo a DP em maior frequência, 65,9% da amostra. Quanto ao estado nutricional, verificou-se 51,4% apresentaram obesidade e sobrepeso quanto ao IMC; 77,8% tinham percentual de gordura corporal acima do indicado e 47,2% tinham AGV acima do valor de referência. Conclusão: Verificou-se na amostra a alta incidência de Síndrome de burnout entre os participantes, porém classificada como de baixa intensidade, esses resultados podem ser explicados pelo fato de muitos deles encontram-se em sua primeira e ainda pouca experiência docente. Em relação ao estado nutricional, observou-se que mais da metade dos docentes apresentam inadequação quanto ao IMC e %GC, associados ao excesso de peso e percentual de gordura corporal elevado. Não houve correlação estatística entre SB e alteração de estado nutricional.

Presidente - 1834385 - WALDINEY PIRES MORAES
Externa ao Programa - 2210058 - MARINA SMIDT CELERE MESCHEDE