Banca de QUALIFICAÇÃO: ENA CARINA DOS SANTOS OLIVEIRA

DISCENTE: ENA CARINA DOS SANTOS OLIVEIRA
DATA: 17/12/2018
LOCAL: Ufopa, Unidade Rondon
TÍTULO: CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPERCUSSÃO DOS MODELOS HIGH SCOPE, REGGIO EMILIA E MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil, Currículo, Modelos Curriculares, High Scope, Movimento da Escola Moderna, Réggio Emilia.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar as repercussões dos modelos curriculares High Scope, Reggio Emilia, Movimento da Escola Moderna nas produções científicas no âmbito da Educação Infantil no Brasil. Diante desse objetivo buscou-se identificar os eixos de investigação das produções científicas que abordam tais modelos curriculares e verificar a base teórica que os sustentam. Esses modelos são referências no que concerne a currículo para educação infantil no mundo, por considerarem a criança protagonista do processo educativo junto ao professor e ao ambiente educativo. No Brasil, os modelos têm adentrado nas discussões e propostas educativas das creches e pré-escolas, porém se torna fundamental compreender como estão sendo abordados. E a produção juntamente com a divulgação de trabalhos científicos na área é fundamental para o conhecimento desses modelos no Brasil. Nessa premissa buscou-se fazer um levantamento do estado da arte, em bancos de repositórios eletrônicos, das produções científicas brasileiras que trazem os modelos curriculares internacionais em suas discussões. Foram escolhidos artigos, dissertações e teses. Para direcionar a análise foram elencadas categorias de investigação, como base teórica utilizada e eixos temáticos de investigação de cada produção científica. A partir da análise preliminar das obras encontradas, foi notado que o diferencial desses modelos é o compromisso com a formação permanente do professor, a colaboração ativa das crianças e restante da comunidade escolar e extraescolar nas decisões pedagógicas. No entanto, a utilização de termos como professor mediador, facilitador e depositário deixam a desejar em relação a definição da postura profissional frente aos modelos que são destaques em propostas inovadoras, onde as exigências acerca desse profissional e a utilização desses termos podem significar uma concepção equivocada do professor de educação infantil.
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Externo à Instituição - ROSIMEIRE COSTA DE ANDRADE CRUZ - UFC