Banca de DEFESA: RAIMUNDO NONATO AGUIAR OLIVEIRA

DISCENTE: RAIMUNDO NONATO AGUIAR OLIVEIRA
DATA: 17/12/2018
LOCAL: Sala 14 - UEPA campus Santarém
TÍTULO: A MÚSICA NO DESVELAMENTO DO UNIVERSO INFANTIL: PRÁTICAS EDUCATIVO-MUSICAIS DE PROFESSORES DAS UNIDADES E ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM SANTARÉM, PARÁ
PALAVRAS-CHAVES: Fazer musical, educação infantil, práticas educativo-musicais,crianças
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo averiguar como os (as) professores (as) das unidades e escolas municipais de Educação Infantil do perímetro urbano de Santarém utilizam a música em suas práticas pedagógicas. Os objetivos específicos buscaram identificar as práticas pedagógico-musicais realizadas pelos (as) professores (as) da Educação Infantil, averiguar os recursos disponíveis para a realização de atividades musicais, identificar as necessidades e dificuldades para o desenvolvimento de atividades musicais, a partir da perspectiva dos (as) professores (as). O aporte teórico da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski contribuiu como base epistemológica, através da abordagem acerca do desenvolvimento sócio-cultural da criança e de autores que discutem a teoria no âmbito da Educação Infantil e musical, como Gonçalves (2017), Pederiva (2017), Martinez (2013), Costa; Mello (2017), Teixeira; Barca e outros. Utilizou-se o método survey de desenho interseccional, inspirado na pesquisa de Diniz (2005) e as informações foram coletadas entre março a junho. Dos 175 professores que integram os 51 espaços escolares de Educação Infantil – divididos entre UMEIS, EMEIS, CEMEIS e escolas de Pré I e II – participaram 82 professores da Rede Municipal de Ensino do perímetro urbano de Santarém. Os resultados da pesquisa revelam que a maioria dos profissionais atuantes na Educação Infantil pública são do sexo feminino (82%), com um quantitativo pequeno de profissionais masculinos (7%). Todos os participantes da pesquisa possuem nível superior com especialização e há um (a) professor (a) com mestrado em educação. Muitos (as) professores (as) não possuem formação alguma em música (56%), contrariando o compromisso da SEMED, pontuado em sua Proposta Pedagógica para a Educação Infantil, em oferecer periodicamente formação continuada a seus professores. Há um número expressivo de profissionais que não cantam e nem dominam qualquer instrumento musical (68%), assim como há pouca participação por parte dos (as) docentes em eventos de formação – quando ocorrem (71%). Porém, os (as) 82 entrevistados (as) afirmam utilizar músicas em suas atividades. Dentro dessas atividades, o repertório musical utilizado segue as orientações tanto do RCNEI quanto da DCNEI. E as práticas musicais ocorrem regularmente. Já os espaços utilizados para as práticas pedagógico-musicais são bastante diversificados, porém a maioria das práticas com música ocorre em sala de aula. Os (as) professores (as) fazem uso apenas dos recursos materiais oferecidos pela escola em suas atividades, inexistindo, assim, a utilização de instrumentos musicais. A maioria dos (as) docentes segue a proposta do RCNEI presente nos Planos de Ensino da Educação Infantil Municipal (56%), embora haja percentuais expressivos daqueles (as) que desconhecem a proposta (40%) e outros (as) que conhecem, mas não seguem (6%). Quanto às dificuldades enfrentadas pelos (as) professores (as) em sala de aula, a pesquisa mostrou um resultado bem próximo entre aqueles que não possuem dificuldades com os que enfrentam desafios em utilizar a música em suas práticas pedagógicas. Algumas justificativas abordaram a falta de incentivo, assim como a ausência de espaços adequados, falta de recursos e de cursos de formação para melhor qualificá-los.
Presidente - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Externo à Instituição - JOSÉ RUY HENDERSON FILHO - UEPA