Banca de DEFESA: PRISCILA CASTRO TEIXEIRA

DISCENTE: PRISCILA CASTRO TEIXEIRA
DATA: 17/12/2018
LOCAL: Sala 14 - UEPA campus Santarém
TÍTULO: “Eu acho que é pras crianças pensarem no talento que elas tem": O fazer musical na perspectiva de crianças participantes do projeto Sementes Musicais em Santarém, Pará.
PALAVRAS-CHAVES: Educação musical, música e infância, práticas educativo-musicais, desenvolvimento humano e espaços não-formais de ensino
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: A educação musical contemporânea tem centrado seu campo de estudo e suas abordagens em práticas diversificadas, buscando contemplar diferentes espaços, contextos e metodologias. Partindo deste viés, este trabalho apresenta as práticas educativo-musicais em um espaço não-formal de ensino na cidade de Santarém-Pará, na Amazônia, a partir do olhar das crianças participantes, centrando-se no pressuposto teórico de que a criança é um ser ativo no próprio processo desenvolvimental e de aprendizagem. A partir dessa perspectiva, esse estudo tem como objetivo geral: Analisar o fazer musical em um projeto de inclusão sociocultural mediante a música, a partir do olhar das crianças participantes. Como objetivos específicos: Desvelar quais as percepções dos participantes sobre o projeto;descrever as atividades realizadas pelas crianças, na perspectiva delas;averiguar como as crianças identificam o professor de música e seu fazer musical e identificar as percepções das crianças sobre fatores que facilitam e dificultam o aprendizado de música, no contexto do fazer musical no projeto Sementes Musicais. O referencial teórico desse trabalho abarca autores como: Arantes (2011), Almeida (2012), Araújo (2009), Santos (2004), Sousa (2004), Grossi (2003), Gadotti (2005), Queiroz (2004), Menezes (2010), Libâneo (1999, 2000), Oliveira (2000), Arroyo (2000, 2001, 2003), Queiroz (2007), Araújo (2009), Santos (2006) Kleber (2003, 2006), Bréscia (2002), Green (2008), Gainza (1988), Ilari (2002, 2003, 2009), Martinez e Pederiva (2013), Joly (2003), Souza (2004). Para realizar este trabalho, escolheu-se a pesquisa qualitativa, na forma de estudo de caso. Participaram 20 crianças na faixa etária de 08 a 12 anos de idade, alunos da turma de flauta doce e teclado. Os instrumentos utilizados para coleta de dados serão, diário de campo e roteiro de grupo focal. Os dados oriundos do grupo focal foram analisados utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (LEFÈVRE & LEFÉVRE, 2005). Os discursos produzidos versaram sobre a compreensão que as crianças tem quanto ao fazer musical no projeto, abarcando os temas: as finalidades do projeto, as práticas educativo-musicais que lá ocorrem, as concepções sobre o professor de música e o aprender música. Ao longo dos discursos criados nas diversas temáticas verbalizadas, as crianças indicaram a presença do lúdico no processo do fazer musical, a concepção de que o projeto traz oportunidades para crianças, adolescentes e adultos vivenciarem a música e ainda, a música como elemento que promove uma perspectiva de futuro. O trabalho em questão contribui no âmbito acadêmico, ao trazer subsídios para o fazer musical nos contextos não formais de ensino, assim como no âmbito social, ao dar voz às crianças e compreende-las como sujeitos de direito e participantes ativas de sua própria história.
Presidente - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Externo à Instituição - JOSÉ RUY HENDERSON FILHO - UEPA