Banca de DEFESA: RAIMUNDO SOLANO LIRA PEREIRA

DATA: 03/12/2018
LOCAL: Ufopa, Unidade Rondon, Mini auditório HA1 - Edil Salomão
TÍTULO: O LUGAR DA BIBLIOTECA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM SANTARÉM/PA
PALAVRAS-CHAVES: Políticas públicas educacionais. Educação integral. Biblioteca escolar
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: Este estudo tem a finalidade de, com base na literatura especializada e em pesquisa empírica, analisar as bases conceituais e as estratégias de funcionamento da biblioteca de uma escola de tempo integral da rede municipal de ensino de Santarém/PA. A presente pesquisa objetiva indicar caminhos ou apontar encaminhamentos para que a biblioteca escolar possa melhor atender ao usuário que a frequenta como recurso educacional (DURBAN ROCA, 2012) favorecedor da educação integral. É uma pesquisa qualitativa (FLICK, 2009), descritiva e exploratória (GIL, 2008), do tipo estudo de caso (CHIZZOTI, 2014). Tem como objetivo geral analisar a biblioteca de uma escola municipal de tempo integral de Santarém/PA no conjunto de ações previstas nas políticas indutoras da educação integral; e específicos: (1) identificar as atividades desenvolvidas nessa biblioteca, considerando a perspectiva da educação de tempo integral; (2) registrar possíveis alterações/modificações ou readaptações do espaço destinado à biblioteca da escola de tempo integral estudada; (3) descrever como ocorre a articulação entre a escola de tempo integral e a biblioteca, considerando as exigências diferenciadas de tempo e espaço para execução das atividades; (4) registrar a percepção de professores, alunos, bibliotecário e gestor sobre a biblioteca da escola. Para compreender e analisar como funciona a política pública voltada para a biblioteca da escola de tempo integral e educação integral, tratada em documentos governamentais, recorreu-se a estudo empírico observando como essas políticas se articulam com a biblioteca e quais são as ações concretas para direcionar a implementação dessas políticas no programa proposto para a biblioteca escolar. A dissertação trata de aspectos relativos à infraestrutura física das bibliotecas (o lugar destinado à biblioteca e eventual outra nomenclatura que lhe é atribuída) e a percepção dos sujeitos diretamente envolvidos (bibliotecário, professores, usuários, gestor, Secretaria Municipal de Educação), e identificados outros eventuais atores importantes na história e no funcionamento dessas bibliotecas.
Externo ao Programa - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA
Presidente - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES