Banca de QUALIFICAÇÃO: SUELEY CARVALHO COSTA

DISCENTE: SUELEY CARVALHO COSTA
DATA: 06/11/2018
LOCAL: UFOPA Rondon sala 304
TÍTULO: ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA INCLUSO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: COGNIÇÕES SOBRE HABILIDADES SOCIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Aluno com deficiência. Habilidades sociais. Inclusão
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: Os estudos relacionados à educação de pessoas com deficiência são amplamente realizados por educadores, professores e pessoas com interesse na ampliação do conhecimento para efetivação da inclusão. Entretanto, observa-se que as pesquisas voltadas para habilidades sociais de pessoas com deficiência ainda se mostram de forma tímida, principalmente no que tange ao contexto das aulas de educação física. Tais estudos têm se concentrado na formação docente para atuação no contexto escolar inclusivo. Outros ainda têm se preocupado em ampliar o repertório de conhecimento de habilidades sociais educativas de professores para contribuir com a inclusão. Desta forma, o que se nota é um desfavorecimento das pesquisas a respeito de alunos com deficiência física e sua cognição sobre habilidades sociais. Compreende-se aqui as habilidades sociais como um conjunto de atitudes e comportamentos que favorecem um bom desempenho social e possibilitam um melhor desenvolvimento das relações interpessoais. Nesse sentido, busca-se nesta investigação conhecer as cognições (crenças, pensamentos, percepções, etc.) dos alunos com deficiência física incluídos no contexto das aulas de educação física. Para isso, pretende-se ter como público participante alunos de ensino fundamental II que se encontram do 6° ao 9° ano, na faixa etária de 11 a 15 anos e são deficientes físicos. Para coleta de dados, serão utilizados como instrumentos o questionário sociodemográfico, que será preenchido pelos pais ou responsáveis e usado para se ter mais conhecimento do público em questão, e a entrevista semiestruturada, juntamente com a técnica “história para completar”, em que o entrevistador sugere uma situação imaginária, dentro do contexto em que se quer pesquisar, e os participantes entram na história, expondo seu pensamento. Para análise de dados, pretende-se usar o software Iramuteq, que é utilizado em análises textuais que expressam opiniões, crenças e pensamentos. A relevância desta pesquisa está em ser uma investigação de cunho educacional, psicológico e de valorização das habilidades sociais no contexto inclusivo, diferenciando-se por priorizar a voz dos alunos com deficiência física, pois acredita-se que a investigação da cognição destes poderá ser um instrumento de autorreflexão e reflexão dos que atuam com este público. Espera-se na análise dos resultados que esses alunos com deficiência física reconheçam e compreendam as habilidades sociais em suas classes e possam perceber que essas habilidades se encontram presentes no contexto das aulas de educação física e amplamente no contexto inclusivo, contribuindo para o seu desenvolvimento pleno.
Presidente - 3045967 - IRANI LAUER LELLIS
Interno - 1797078 - ELENY BRANDAO CAVALCANTE