Banca de QUALIFICAÇÃO: NELIANE MOTA RABELO

DISCENTE: NELIANE MOTA RABELO
DATA: 08/10/2018
LOCAL: H103
TÍTULO: TIC NA FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA: uma investigação em cursos de licenciatura integrada em matemática e física e licenciatura em informática educacional
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias da Informação e Comunicação; Educação Superior; Formação Docente.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho apresenta considerações sobre uma pesquisa em desenvolvimento, relacionada ao uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação universitária. A sociedade passa por mudanças significativas, em suas diferentes dimensões, a qual projeta uma grande influência por parte das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e, consequentemente, desencadeando processos de comunicação alternativos e inovadores. Em particular, a educação se moderniza, principalmente devido às mudanças e transformações tecnológicas extremamente rápidas e dinâmicas, exigindo assim processos de ensino alternativos e criativos, capazes de produzir uma aprendizagem satisfatória e significativa aos discentes. Nesse sentido, os objetivos deste trabalho estão voltados para a investigação de como os estudantes do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física e Licenciatura em Informática Educacional da Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, utilizam e produzem conhecimento com o uso das TIC objetivando sua formação acadêmica. Através dessa concepção, parte-se do princípio que é possível inferir sobre concepções e compreensões sobre a utilização, implementação e operacionalização de recursos tecnológicos, em turmas de graduação voltadas para a docência. Os procedimentos metodológicos estão pautados na extração de informações, junto a acadêmicos deste curso, através de observação participante de práticas experimentais em sala de aula, depoimentos e aplicação de questionários padronizados, análise documental do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de LIMF e análise de informações constantes nos planos de ensino das disciplinas, relacionadas ao componente prático e que possuam repercussões de aplicações tecnológicas voltadas para os processos formativos, objeto do curso. As informações obtidas, através dos instrumentos citados, serão correlacionadas com a proposta de estudo baseada na análise de conteúdo de Bardin (2011). A amostra dos participantes foi composta por 15 aprendizes do curso de LIMF e 14 aprendizes do curso de LIE. Quanto à fundamentação teórica veiculada a esta pesquisa, elencamos considerações sobre o paradigma tecnológico emergente apontados por Valente (1999) e Moran (2007), além de pontuarmos ponderações pertinentes a concepções de formação do professor, para a era tecnológica, discutidos nos trabalhos de Kenski (2001; 2003; 2007; 2009; 2012 e2017) e Masseto (1998; 1994). Os resultados iniciais projetam diferentes percepções dos alunos, conforme seus registros de retorno, do questionário aplicado. Tais depoimentos vislumbram práticas tecnológicas ainda distantes de sua realidade em sala de aula e que, ao professor, se tornam grandes desafios ainda na atualidade. Há uma esperança no sentido de que possam aprender conhecimentos de forma menos tradicionalista. Anseiam, que o docente, ao inserir nas suas aulas formas dinâmicas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem, permitam promover condições para que os futuros professores em sua formação inicial construam conhecimentos sobre o uso dos recursos tecnológicos existentes, com base em suas compreensões e que sejam capazes de associá-los a sua prática docente utilizando os recursos disponíveis, tornando-se assim um profissional multifacetado.
Presidente - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Interno - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA