Banca de DEFESA: ANA PAULA MAFFEZZOLLI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA MAFFEZZOLLI
DATA: 08/10/2018
HORA: 16:00
LOCAL: H103
TÍTULO: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: Uma investigação sobre o uso de tecnologias em cursos de graduação de uma instituição no município de Itaituba/PA
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias. Formação docente. Ensino Superior.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Sabe-se que o uso de tecnologias em sala de aula é uma realidade, seja trazida pelos alunos, pelos professores ou pela própria instituição. Não tem como desvincular o processo de ensino-aprendizagem e as tecnologias em sala de aula. Cabe as instituições, sociedade, as políticas públicas e professores, buscarem meios de aprimoramento para a integração desses recursos tecnológicos ao processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos. O professor universitário deve ter conhecimento e uma formação que alie as Tecnologia de Comunicação e Informação –TIC as práticas pedagógicas, por ser sua a responsabilidade de formar alunos para atuarem no mercado de trabalho exigente que atualmente existe. Contudo, a pesquisa foi aplicada em uma Instituição de Ensino Superior privada, situada no município de Itaituba estado do Pará e teve como objetivo: investigar quais os recursos tecnológicos a Instituição de Ensino Superior disponibiliza e como se dá a utilização desses recursos por parte dos docentes nas disciplinas curriculares do curso de Bacharelado em Administração e Licenciatura em Pedagogia. O procedimento metodológico adotado para a realização da pesquisa, além da pesquisa bibliográfica citando renomados autores como Bardin (2010), Bratti (2016), Kenski (2003), Lévy (2011), Masetto (2010), Moran (2013), Pimenta (2002) e Valente (1999), dentre outros, classifica-se ainda como sendo exploratório-descritiva com método de abordagem quali-quantitativa realizado com professores dos cursos de Bacharelado em Administração e Licenciatura em Pedagogia da referida Instituição. Para a coleta de dados, foi aplicado questionário formulado com perguntas objetivas e subjetivas, entrevista semiestruturada e analisadas através de dados estatísticos as perguntas objetivas e análise de conteúdo para os dados obtidos através das perguntas subjetivas. Com os resultados, pôde-se verificar que não são todos os professores que utilizam tecnologias em sala de aula, é possível afirmar que a IES não oferta curso de formação continuada relacionado ao uso de TIC em sala de aula; verificou-se também, que as ferramentas mais utilizadas são o computador e datashow para apresentação de slides. De forma geral, pode-se afirmar que as tecnologias são adicionadas as disciplinas como sendo um objeto para auxiliar no repasse de conteúdo das aulas e que nenhum dos docentes agregam as tecnologias ao processo de ensino-aprendizagem. Foi observado que a IES possui uma boa estrutura física que permite acesso por parte dos professores a uma grande diversidade de recursos tecnológicos físicos. Verificou-se também que, os professores têm pretensão de buscar conhecimentos para aprimorar suas técnicas quanto a utilização de TIC nas aulas e assim contribuir com processo de formação do aluno de forma eficiente. Para mudar este cenário, propõe-se para a IES, investimentos em qualificação e/ou especialização dos docentes para o aprimoramento do uso de TIC em sala de aula de forma que contribua com a qualidade no processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Interno - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Interno - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Externo à Instituição - JOÃO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR - UFMA
Notícia cadastrada em: 04/10/2018 17:09
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