Banca de DEFESA: HERLISON NUNES DE OLIVEIRA

DISCENTE: HERLISON NUNES DE OLIVEIRA
DATA: 24/09/2018
LOCAL: Instituto de Ciências da Educação, Sala H304
TÍTULO: LESSON STUDY: UMA EXPERIÊNCIA COM TRÊS PROFESSORES DE INGLÊS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL EM SANTARÉM-PA
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento profissional de professores de Inglês, Lesson Study, Pesquisa de aula, estudos de aula, escola pública, educação básica, Amazônia.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO: O presente trabalho busca apresentar os resultados da aplicação de um ciclo da Lesson Study em uma escola pública estadual na cidade de Santarém-PA. O estudo a que se vincula a aplicação teve como objetivo geral identificar contribuições para o desenvolvimento profissional que três professores de inglês participantes da pesquisa atribuem ao uso da Lesson Study. Como objetivos específicos, o estudo almejou: (a) identificar as ações e atividades de desenvolvimento profissional a que os professores envolvidos na pesquisa têm acesso ou de que costumam participar; (b) identificar quais as impressões produzidas pelos professores participantes em relação à prática de Lesson Study; (c) descrever como se deu a participação dos professores durante as atividades da Lesson Study; e (d) identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores no que se refere à sua participação nas atividades da Lesson Study. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, se caracterizou como um estudo de caso (YIN, 1984), na modalidade observação participante (MAY, 2004; QUEIROZ et al., 2007), e observou os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica e pesquisa de campo em que ocorreram as seguintes etapas: (i) reuniões formativas sobre Lesson Study e (ii) implementação de um ciclo da Lesson Study com duas iterações de uma aula de pesquisa. Para a coleta de dados utilizamos os seguintes métodos: 1) registro de observações realizado pelo pesquisador; 2) gravação em áudio e vídeo de todas as fases de aplicação da Lesson Study; 3) entrevistas semiestruturada antes e após a aplicação do ciclo da Lesson Study; 4) logs de reflexão da Lesson Study (STEPANEK et al., 2007); e 5) log de conversa via Whatsapp. Os dados foram analisados através de análise temática (GUEST; MACQUENN; NAMEY, 2011). Nossa discussão tem como suporte teórico os pensamentos de autores como Nóvoa (1999; 2009), Shulman (1986), Lewis (2012) Cerbin e Kopp (2011), Stepanek e colaboradores (2007), Wenger (1991) e Guest, Macqueen e Namey (2011). Por um lado, os resultados demonstram que os professores consideraram o trabalho em equipe propiciado pela Lesson Study como um fator de extrema relevância, tendo em vista que os possibilitou a refletir sobre a qualidade da sua prática docente para um efetivo aprendizado dos alunos. Os resultados apontam, por outro lado, algumas dificuldades para a participação dos professores, como a falta de tempo devido à carga de trabalho excessiva. A despeito disso, os professores foram favoráveis a difusão da metodologia no Brasil, concomitante a ações transformadoras no sistema educacional.
Presidente - 1321886 - NILTON VARELA HITOTUZI
Interno - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA