Banca de DEFESA: JUÇARA DOS SANTOS CARDOSO

DATA: 06/09/2018
LOCAL: Auditório Maestro Wilson Fonseca - Campus Rondon, Ufopa
TÍTULO: BIBLIOTECAS ESCOLARES: UMA CARTOGRAFIA
PALAVRAS-CHAVES: Formação; formação omnilateral; Biblioteca escolar e ensino-aprendizagem
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Com base nas concepções predominantes de biblioteca e formação escolar, que indicam que a integração desses espaços dentro das instituições e sua inclusão no processo educativo colaboram para o ensino-aprendizagem de saberes que transcendem o senso comum e se ancoram no senso crítico e questionador da cultura científica, com papel significativo na formação intelectual dos estudantes. Sob esta lógica, este trabalho tem como objetivo produzir a cartografia das bibliotecas escolares da rede estadual de ensino do município de Santarém, de modo veri-ficar como elas se inserem nesse discurso, analisando as possibilidades e dificuldades da sua contribuição na formação intelectual dos alunos. A metodologia utilizada inclui revisão biográfica e estudo conceitual sobre leitura, formação, formação omnilateral e biblioteca escolar e visita in locu, com levantamento de acervo, documentação iconográfica e conversa com o responsável pela biblioteca (fossem os que atuam diretamente nelas, fossem os que, na ausência daqueles, têm autoridade sobre elas). Trata-se de pesquisa em andamento, sendo que de um total de 31 escolas, doze foram visitadas. Os resultados preliminares apontam que as escolas visitadas dispõem de espaço destinado a funcionar como biblioteca, sendo que nove apresentam boas condições de uso, cinco apresentam condições precárias e uma não apresenta condições de uso. No que tange ao acervo, todas possuem acervos razoáveis e recebem livros do FNDE (livros didáticos, do professor, de literatura e dicionários). À exceção a três escolas, todas receberam acervos e estande do projeto Alvorada em 2001. Quanto ao funcionamento, apenas cinco têm profissionais lotados, duas nos três turnos e as demais em apenas um turno. No entanto, é possível observar que a dinâmica de funcionamento das bibliotecas pesquisadas, na maioria dos casos, se restringe a atividades de empréstimo e devolução de livros. No decorre das visitas, foi possível observar, em alguma biblioteca, a presença de alunos em busca de livros de literatura. A análise aponta que, embora haja relativa consciência da contribuição desse espaço à formação intelectual dos alunos, a falta de investimento, de valorização e de pro-fissionais têm resultado na perda de valor e funcionalidade desses espaços e, consequentemente, ocasionado limitação no aprendizado do aluno.
Presidente - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Interno - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS