Banca de DEFESA: GESSICA DE AGUIAR LIMA

DISCENTE: GESSICA DE AGUIAR LIMA
DATA: 05/09/2018
LOCAL: Auditório Wilson Fonseca
TÍTULO: A BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA DE PAPÉIS SOCIAIS E A CONSTITUIÇÃO DA PERSONALIDADE DAS CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Brincadeiras de faz de conta. Personalidade. Educação Infantil.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo compreender de que forma a brincadeira de faz-de- conta de papéis sociais contribui no desenvolvimento da personalidade das crianças. Para isso, especi-ficamente, buscou-se caracterizar o contexto cultural (escolar e familiar) das crianças selecio-nadas para participar da pesquisa; verificar a prática pedagógica da professora com relação às brincadeiras de faz-de-conta de papéis sociais desenvolvidas pelas crianças; compreender de que forma as crianças ressignificam situações sociais vivenciadas por elas através da brinca-deira de faz-de-conta e identificar as funções psíquicas superiores envolvidas nas brincadeiras de faz-de-conta de papéis sociais desenvolvidas pelas crianças da turma. Os pressupostos teó-rico- metodológicos embasam-se nos estudos de Vigotski, Elkonin e Leontiev. Para que o de- senvolvimento infantil ocorra, as condições do meio são essenciais e incluem a interação das crianças com os adultos mais próximos, a interação com os objetos, chegando à brincadeira de faz-de-conta de papéis sociais, típicas das idades de quatro e cinco anos. A brincadeira de faz-de-conta de papéis sociais, enquanto atividade guia propulsora do desenvolvimento infantil na pré-escola, permite a compreensão e reflexão sobre o cotidiano e se constitui como atividade essencial na formação das funções psíquicas superiores, dentre elas a imaginação, a função simbólica da consciência e controle da vontade. A educação infantil é, potencialmente, um dos contextos privilegiados para o desenvolvimento das crianças em busca da dimensão hu-mana historicamente estabelecida, uma vez que pode possibilitar o acesso aos bens culturais por meio das interações estabelecidas com as pessoas e objetos de forma intencional, planeja-da e organizada. A pesquisa se caracteriza como estudo experimental realizado em uma Uni-dade Municipal de Educação Infantil (UMEI) do município de Santarém, PA. Para a produção dos dados, foram realizadas observações da rotina das crianças de uma turma pré-escolar e aplicação de questionários com seus pais/responsáveis. Tendo em vista a constatação, no pe-ríodo exploratório da pesquisa, de que a brincadeira não ocupava um lugar de destaque na rotina, foi realizada intervenção junto a uma professora, com foco em estudos formativos so-bre a brincadeira de faz-de-conta de papéis sociais, com o objetivo de fomentar o planejamen-to, o enriquecimento e a problematização dessa atividade. Os dados das observações sobre o brincar foram registrados em diário de campo, fotografias e vídeos. A análise do material fun- damentou-se em princípios do método genético-experimental/análise microgenética. Os resul-tados revelam que a brincadeira de faz-de-conta de papéis sociais possibilita efeitos educati-vos que exercem influência sobre o desenvolvimento da personalidade das crianças que, ao brincarem, representam as regras, conteúdos e temas advindos das relações sociais. As crian-ças representaram, no faz-de-conta, papéis sociais de argumento doméstico, do trabalho, da particularidade regional e da literatura; papéis da fauna e de conteúdo animalesco, conceben-do, respectivamente, as relações das crianças com os animais e as vivências fantásticas da criação humana. Também foram identificados processos psicológicos em níveis reais e imi-nentes de desenvolvimento nas crianças, como a imaginação, o controle da vontade, a fala, a função simbólica da consciência, a escrita e o cálculo. O estudo criou possibilidades para que o faz-de-conta se desenvolvesse ao terceiro nível da brincadeira de papéis. Foram identifica-das, na brincadeira, em situações imaginárias e reais, representações de relações sociais que envolvem trabalho coletivo, partilha, autoafirmação, conformismo, violência, preconceito e medo. Como subproduto da pesquisa, a formação continuada possibilitou transformações na prática educativa da professora, que passou a compreender melhor, entre outros aspectos da prática docente, seu papel diante da atividade guia do desenvolvimento infantil.
Interno - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO