Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTHYMIO WANZELLER FIGUEIRA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTHYMIO WANZELLER FIGUEIRA NETO
DATA: 29/08/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Campus Rondon - Auditório Willson Fonseca
TÍTULO: REFLEXÕES SOBRE MÚSICA E EDUCAÇÃO: INTERAÇÕES MUSICAIS DE ALUNOS EM ESCOLAS NO BAIXO AMAZONAS
PALAVRAS-CHAVES: Indústria cultural. Formação cultural. Currículo Oculto.
PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO: A presente proposta de estudo visa refletir sobre as mensagens veiculadas pelas canções midiáticas de consumo dentro do espaço escolar enquanto possível voz de um currículo oculto que surge a partir das interações dos alunos com a mesma. Partindo da ideia de cena musical se buscará entender que como essas cenas musicais poderão está contribuindo para formação e/ou deformação sociocultural dos alunos tendo como ponto de partida o currículo oficial adotado pela escola. Para tal abordagem, tomam-se como referência as Teorias Crítica (ADORNO 1995; 2005), Teoria da comunicação (BESSA 2006; SILVA 2011; JANOTTI JR e Sá 2013) e sobre as relações musicais musical no cotidiano (BRÉCIA 2003; LOUREIRO 2010; BOZZANO, FRENDA e GUSMÃO 2013). A pesquisa tem como questões centrais: O que os adolescentes ouvem nas cenas musicais dentro da escola? Quais as mensagens mais ouvidas nestas cenas? Como essas mensagens podem está sustentado um currículo oculto? Basicamente o que interessa são as mensagens ouvidas e disseminadas pelas letras das canções para os adolescentes que participarão deste estudo e que chegam através dos meios de comunicação midiáticos. A Cena musical mais presente dentro da escola com os quais os adolescentes se identificam. As situações de aprendizagem que essas cenas musicais podem proporcionar frente à programação das mensagens da canção ouvida. O estudo tende a contribui para uma visão diferenciada sobre papel da música midiática no cotidiano da escola e os processos de apropriação sociocultural sistematizado pelo currículo oculto a partir das mensagens ouvidas nas cenas musicais existente no contexto escolar. Acredita-se que pesquisa poderá indicar caminhos para o reconhecimento de um possível currículo oculto advindo das mensagens frente à massificação da música popular de consumo despejada pela mídia a fim de tender os interesses da Indústria cultural, bem como ajudar a escola a promover ações que ajudem a desenvolver a criticidade dos alunos em relação ao tema abordado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1739712 - DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA
Interno - 2383992 - GILSON CRUZ JUNIOR
Interno - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Externo ao Programa - 1963407 - RUBENS ELIAS DA SILVA
Externo à Instituição - LEONARDO ZENHA CORDEIRO - UFPA
Notícia cadastrada em: 29/08/2018 14:27
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