Banca de DEFESA: PATRICIA MASCARENHAS DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA MASCARENHAS DOS SANTOS
DATA: 04/09/2018
HORA: 09:00
LOCAL: H 304
TÍTULO: O professor iniciante na profissão docente na escola do campo
PALAVRAS-CHAVES: Professor Iniciante; Escola do campo; Cursos de licenciatura
PÁGINAS: 224
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO: No contexto de mudanças sócio históricas que estamos vivendo tem-se questionado mais enfaticamente o papel da escola e dos professores na sociedade. Nesse sentido, tem-se exigido do profissional da educação diferentes conhecimentos e habilidades que vão além do processo de ensinar determinado conhecimento no espaço escolar, conhecimentos que os cursos de licenciatura – curso de formação inicial que habilita esse profissional para atuar na educação básica no Brasil, por si só não está sendo capaz de responder. Nos últimos anos vários estudos foram e estão sendo realizados na proposta de identificar tais desafios na área e apontar possíveis soluções. No contexto da formação docente, os estudos vem apontando carência de investigação quanto à entrada do professor iniciante nesta profissão (FLORES, 2008; MARCELO GARCIA, 1991; LIMA, 2004, 2006), fase da passagem do estudante a professor, do contato real com o contexto e dinâmica do ambiente escolar e percepção dos conhecimentos necessários para efetivação da prática pedagógica em sala de aula, mas, também, tais estudos já apresentam, como solução, programas de apoio específicos ao professor iniciante como meio de amenizar o choque da realidade (VEMNAN, 1984), o abandono da profissão (MARCELO GARCIA, 2008), e a fase de sobrevivência e descoberta (HUBERMAN, 2000) vivenciados nessa fase. Mediante o contexto, o estudo nasce com a proposta de analisar o ingresso do professor iniciante na profissão docente na escola do campo no Município de Santarém-PA, visando contribuir nas recentes pesquisas e direcionar reflexões acerca desse campo de atuação profissional docente – escola do campo, tão pouco discutido nos cursos de licenciatura no Brasil. O estudo teórico-metodológico está embasado em Gatti (2009), Saviani (2009), Tanuri (2000), Marcelo (2009a, 2009b), Nono (2011), Mizukami (2010), Pimenta (2011, 2012), Marcelo (2009), Marcelo Garcia (1999), Lima (2004; 2006), Papi e Martins (2008, 2010), Mariano (2006), Nono (2011), Esteve (1999), Sacristán (1999), Cavaco (1995), Tardif (2012), Mizukami (2010), Contreras (2012), Ghendin (2012), Caldart (2002), Molina (2004), Bezerra Neto e Bezerra (2012), Borges (2012), Hage (2005), Ximenes-Rocha (2009), no contexto da abordagem qualitativa, se caracterizando como um estudo de caso, realizado em duas escolas municipais rurais do município de Santarém, localizadas na região do Eixo Forte. A observação não participativa nas aulas do professor iniciante e do contexto escolar, e a entrevista semiestruturada, são técnicas usadas para a produção dos dados, como também a técnica de análise do conteúdo (BARDIN, 2011), que nos permitirá analisar os dados e a definir as categorias do estudo. O professor iniciante está sendo considerado o profissional entre o primeiro e o quinto ano de atuação docente, com suas primeiras experiências na profissão na escola do campo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 115.081.242-72 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA - UFPA
Interno - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Externo ao Programa - 1713679 - EDNEA DO NASCIMENTO CARVALHO
Externo ao Programa - 1476915 - MARIA ALDENIRA REIS SCALABRIN
Notícia cadastrada em: 22/08/2018 10:29
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