Banca de DEFESA: ADRIANE PANDURO GAMA

DISCENTE: ADRIANE PANDURO GAMA
DATA: 28/06/2018
LOCAL: ICED
TÍTULO: Vivências Colaborativas Interdisciplinares na Formação Inicial de Professores na Ufopa: Da Cultura Maker a Fazedores Amazônicos Sustentáveis
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Professores. Cultura maker. Colaboração. Interdisciplinariedade. Amazônia.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO: Dentro de um contexto amazônico, apesar de uma região rica em biodiversidade, grande parte dos espaços educacionais encontram-se em condições precárias de ensino e com pouco acesso às políticas públicas. Ademais, é observado na sala de aula alunos desmotivados, técnicas de ensino ultrapassadas, limitada relação do conteúdo com a realidade e, de outro lado, professores que vivenciam futuros formações despreparadas para o enfrentamento de novos desafios contemporâneos. Diante dessa problemática educacional, o presente estudo buscou investigar as contribuições das práticas da cultura maker, influenciadas pelos princípios da cultura hacker, subsidiadas pelo compartilhamento de conhecimento, liberdade de expressão e responsabilidade socioambiental, na formação inicial de professores do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), por meio de intervenções colaborativas desde a aula universitária a espaços das escolas municipais de Santarém. Teve a finalidade de corroborar com o papel de educadores enquanto sujeitos cidadãos críticos, reflexivos e participativos, tanto no processo de construção de conhecimentos quanto em suas vivências e identidade sociocultural. Esta pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação colaborativa, dialoga teoricamente com Papert (2008), Freire (1996), Capra (2000), Blikstein (2002), Pretto (2008), Veiga (2008), Morin (2001) dentre outros. Os sujeitos participantes intitulados fazedores amazônicos foram discentes das licenciaturas do ICED em dois módulos da Formação Interdisciplinar I: Interação na Base Real (IBR) e Seminários Integradores I (SINT I), no período de estágio de docência da pesquisadora (bolsista DS/CAPES), sob a supervisão de sua orientadora, responsável pelos módulos durante a pesquisa. Para delimitar a amostra do estudo fez-se o recorte com 120 discentes das turmas 2014, 2016 e 2017 da Licenciatura em Informática Educacional (LIE) e de discentes de outras licenciaturas matriculados nesses módulos nos semestres 2016.1 e 2017.1. A pesquisa foi bibliográfica, documental e adotou processos de intervenção com bases empíricas. Adotou-se como técnicas de coleta de dados o uso de diário de campo e a gravação de vídeos e registros fotográficos pela pesquisadora, bem como depoimentos e outros recursos digitais produzidos pelos participantes. Foi também aplicado um questionário online, elaborado no google forms com todos os participantes desta experiência e os resultados foram analisados, conjuntamente com o material coletado no estudo empírico, pela técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). No decorrer da formação, nas aulas interativas às intervenções dos projetos comunitários pelos discentes, concluídas nas duas primeiras fases da pesquisa, já trouxeram reflexões acerca desse rearranjo metodológico de aprendizagem colaborativa que não somente impacta, reanima e transforma educandos e educadores nesse processo educativo, como inspira docentes em meio a tantas dificuldades educacionais, desafiados a reconstruir novas possibilidades de ensinar e aprender, que levam a transformações sociais e ambientais locais. A cultura maker delineada pela ideia de aprendizagem colaborativa começa a ganhar evidência no cenário da educação, podendo envolver, de forma engajadora e disruptiva, educadores em redes de formação com práticas docentes que integrem atividades socioeducativas com a apropriação crítica de tecnologias, percepção socioambiental, criatividade e sustentabilidade na região amazônica.
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interno - 2383992 - GILSON CRUZ JUNIOR