Banca de DEFESA: MARINETE COSTA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINETE COSTA DE LIMA
DATA: 11/06/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Ufopa, Unidade Rondon, Sala H304
TÍTULO: PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR: UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO REGULAR EM SANTARÉM – PA, NO PERÍODO DE 2012 A 2014
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Médio. Políticas Públicas. Programa Ensino Médio Inovador.
PÁGINAS: 183
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho tem como objeto de estudo o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI): Universalização do Ensino Médio Regular em Santarém-Pará, em um recorte temporal de 2012 a 2014. Este período justifica-se por ser 2012 o ano de adesão de onze escolasestaduais de Ensino Médio do município de Santarém ao ProEMI e 2014, por ser o ano de conclusão e avaliação dessas escolas pertencentes ao 1o ciclo do programa. A pesquisa está vinculada à linha de Pesquisa de História, Política e Gestão Educacional na Amazônia da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O ProEMI foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), através da Resolução no 63, de 15 de dezembro de 2009que autoriza destinação de recursos às unidades escolares de Ensino Médio Regular não profissionalizante das redes dos Estados e do Distrito Federal selecionadas para integrarem o Programa Ensino Médio Inovador, no âmbito do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e em suas considerações destaca a necessidade de promover ações compartilhadas com os Estados e o Distrito Federal, para melhoria do ensino médio regular não profissionalizante e a perspectiva de universalização do acesso e permanência de todos os adolescentes de 15 a 17 anos nesta etapa da educação básica (FNDE/MEC, 2009) e instituído pela Portaria no 971, de 09/10/2009. A pesquisa apresenta como objetivo geral analisar qual a contribuição do ProEMI para o acesso e permanência dos alunos no Ensino Médio nas escolas estaduais de Santarém-Pará, no período de 2012 a 2014.Para o estudo utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem quali- quantitativa para o tratamento e análise dos dados coletados. Para a pesquisa documental foram selecionados e organizados os documentos oficiais e não oficiais, da Secretaria de Educação (SEDUC-PA), com abordagem nas taxas de rendimentos e matrículas do Ensino Médio e documentos do Ministério da Educação (MEC) pertinentes às políticas educacionais e ao ProEMI. E para a pesquisa bibliográfica, foram selecionados livros, teses, dissertações, artigos científicos relacionados à temática proposta.O referencial teórico parte dos estudos de Aranha (1996); Abreu (2005); Ciavatta (2005); Cunha (2014); Cury (2002); Davalo (2008); Freitas e Biccas (2009); Frigotto (2005, 2014); Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005); Ghiraldelli (2001, 2009); Germano (1994); Libâneo, Oliveira e Toschi (2012); Kuenzer (1997, 2009); Oliveira (2002); Paglia (2015); Piletti (1995); Pinto (2007), Ramos (2011); Silva Filho e Lima Araújo (2017) entre outros.Os dados apresentados na pesquisa nos permitem afirmar que o conjunto das 11 (onze) primeiras escolas de Santarém-Pará, que iniciaram o ProEMI em 2012 não conseguiram obter bons resultados nas tendências de matrículas e dos rendimentos escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1579210 - LILIAN CRISTIANE ALMEIDA DOS SANTOS
Presidente - 115.081.242-72 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA - UFPA
Interno - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Externo à Instituição - RONALDO MARCOS DE LIMA ARAÚJO - UFPA
Interno - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Notícia cadastrada em: 04/06/2018 14:54
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