Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO SOLANO LIRA PEREIRA

DATA: 12/06/2018
LOCAL: ICED, sala 304 - Ufopa
TÍTULO: O LUGAR DA BIBLIOTECA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM SANTARÉM/PA
PALAVRAS-CHAVES: Educação integral. Biblioteca. Escola. Santarém.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: Este estudo tem a finalidade de, com base na literatura especializada e em pesquisa empírica, analisar as bases conceituais e as estratégias de funcionamento da biblioteca de uma escola de tempo integral da rede municipal de ensino de Santarém/PA. A presente pesquisa objetiva indicar caminhos ou apontar encaminhamentos para que a biblioteca escolar melhor atenda ao usuário que a frequenta como recurso educacional (DURBAN ROCA, 2012) favorecedor da educação integral. É uma pesquisa qualitativa (FLICK, 2009), descritiva e exploratória (GIL, 2008), do tipo estudo de caso (CHIZZOTI, 2014). Tem como objetivo geral analisar a biblioteca de uma escola municipal de tempo integral de Santarém/PA no conjunto de ações previstas nas políticas indutoras da educação integral; e específicos: (1) identificar as atividades desenvolvidas nessa biblioteca, considerando a perspectiva da educação de tempo integral; (2) registrar possíveis alterações/modificações ou readaptações do espaço destinado à biblioteca da escola de tempo integral estudada; (3) descrever como ocorre a articulação entre a escola de tempo integral e a biblioteca, considerando as exigências diferenciadas de tempo e espaço para execução das atividades; (5) registrar a percepção de professores, alunos, bibliotecário e diretor sobre a biblioteca. Para compreender e analisar como funciona a política pública voltada para a educação integral, tratada em documentos governamentais, será feita, por meio de estudo empírico e de pesquisa de campo, análise da biblioteca, observando como essas políticas se articulam com a biblioteca e quais são as ações concretas para direcionar a implementação dessas políticas no programa proposto para a biblioteca escolar. Serão vistos aspectos relativos à infraestrutura física das bibliotecas (o lugar destinado à biblioteca e eventual outra nomenclatura que lhe seja atribuída) e a percepção dos sujeitos diretamente envolvidos com a biblioteca (bibliotecário, professores, usuários, diretor, Secretaria Municipal de Educação); e identificados outros eventuais atores importantes na história e no funcionamento dessa biblioteca.
Presidente - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Interno - 050.947.868-90 - JOSE ROBERTO RUS PEREZ - UNICAMP