Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA MAFFEZZOLLI

DISCENTE: ANA PAULA MAFFEZZOLLI
DATA: 10/05/2018
LOCAL: Auditório Wilson Fonseca - Campus Rondon
TÍTULO: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: Uma investigação sobre o uso de tecnologias em cursos de graduação de uma instituição no município de Itaituba/PA
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias. Formação docente. Ensino Superior.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O objetivo proposto para este trabalho é investigar quais os recursos tecnológicos a Instituição de Ensino Superior disponibiliza e como se dá a utilização desses recursos por parte dos docentes nas disciplinas curriculares do curso de Bacharelado em Administração e Licenciatura em Pedagogia de uma IES do município de Itaituba/PA. A FAI é uma instituição privada que oferta cursos de graduação na modalidade presencial no município de Itaituba/PA. Sabe-se que o uso de tecnologias em sala de aula é uma realidade, seja trazida pelos alunos, pelos professores ou pela própria instituição. Não tem como desvincular o processo de ensino-aprendizagem e as tecnologias. Cabe as instituições, sociedade, as políticas públicas e professores, buscarem meios de aprimoramento para a integração desses recursos tecnológicos ao processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos. Para atingir o objetivo proposto, foi, além de realizada a pesquisa bibliográfica, aplicado questionário contendo 33 perguntas sendo 07 objetivas e 26 subjetivas com 10 docentes que atuam no curso de bacharelado em Administração e 09 professores que atuam no curso de Licenciatura em Pedagogia da referida instituição, totalizando assim, 19 professores que participaram da pesquisa. Contudo, a pesquisa se classifica como sendo mista e exploratória. Outro método utilizado para a coleta de dados foi a socialização docente, ou seja, reuniões que foram marcadas para conversar com os professores a respeito da temática nesta etapa, apenas 13 docentes puderam participar. A aplicação do questionário e as rodas de conversar aconteceram nos meses de setembro a novembro de 2017. Com os resultados, pôde-se verificar que não são todos os professores que utilizam tecnologias em sala de aula, a IES não oferta curso de formação continuada relacionado ao uso de TIC em sala de aula; verificou-se que as ferramentas mais utilizadas são o computador e Datashow para apresentação de slides. De forma geral, pode-se afirmar que as tecnologias são adicionadas as disciplinas como sendo um objeto para auxiliar no repasse de conteúdo das aulas. Foi observado que a IES possui uma boa estrutura física que permite acesso por parte dos professores a uma grande diversidade de recursos tecnológicos físicos. Analisando planos de ensino, PDI e PPC dos cursos, pode-se verificar que não há um destaque quanto as TIC e sua utilização em sala de aula. Verificou-se também que, os professores têm pretensão de buscar conhecimentos para aprimorar suas técnicas quanto a utilização de TIC nas aulas e assim contribuir com processo de formação do aluno de forma eficiente.
Presidente - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Interno - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA