Banca de DEFESA: GILSON PEDROSO DOS SANTOS

DISCENTE: GILSON PEDROSO DOS SANTOS
DATA: 08/05/2018
LOCAL: Sala H104 - Campus Rondon
TÍTULO: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO INTERIOR DA AMAZÔNIA: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO AUXÍLIO EM PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Pensamento Computacional; Matemática; Ensino
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo investigar e promover a discussão sobre pensamento computacional no contexto amazônico, mais precisamente na região oeste do Pará (município de Santarém), com o auxílio das tecnologias da informação e comunicação, aplicados ao ensino da matemática na educação básica. Para tanto, apresenta-se um pouco dos potenciais de programas computacionais como PhET Simulações Interativas, OpenOffice Calc e Scratch e também como eles podem ser utilizados no ensino. O desenvolvimento metodológico desta proposta está baseada em alguns referenciais teóricos relacionados com a educação matemática de D’Ambrosio (1996), estudos em TIC’s tal como a proposta em Valente (1993), Pensamento Computacional de Wing (2006), Blikstein (2008), a Teoria Histórico-Cultural e a Teoria da Atividade, fundamentada em Vigostsky (2007). Foram desenvolvidas dez atividades tendo como apoio as ferramentas digitais PhET Simulações Interativas, OpenOffice Calc e Scratch, onde os conteúdos da disciplina foram abordados de uma forma diferente da que os alunos são ensinados geralmente. A pesquisa contou com a participação de vinte e quatro alunos, juntamente com o professor de matemática e o pesquisador, integrantes de uma turma do ensino fundamental, e realizada em uma escola pública, no município de Santarém. Os resultados iniciais desta investigação convergem para a discussão inicial sobre como elaborar atividades, envolvendo o Pensamento Computacional e as TIC, e de que forma esta articulação seja possível de ser aplicadas no ensino de matemática. Além disso, espera-se realizar uma discussão contínua sobre como essas tecnologias e outras podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de matemática, com base na experiência realizada, visando uma aprendizagem qualitativa, e que o professor possa ser bem-sucedido na forma como ele ensina.
Presidente - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Interno - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA