Banca de DEFESA: FRANCIANE AGUIAR SANTANA

DISCENTE: FRANCIANE AGUIAR SANTANA
DATA: 04/05/2018
LOCAL: Sala H305
TÍTULO: SABERES E PRÁTICAS DE DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ENSINO SUPERIOR DE ENFERMAGEM EM SANTARÉM-PARÁ
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias da Informação e Comunicação. Enfermagem. Ensino superior.
ÁREA: Educação
RESUMO: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se destacam como importantes características da sociedade contemporânea e propiciam transformações, que são atualmente alvo de distintos campos de investigação. Assim o objetivo geral deste estudo foi compreender os saberes e práticas dos docentes sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) do curso de enfermagem em Instituições públicas e privadas de Santarém-Pará. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e descritiva, realizada em três Instituições de ensino superior de Santarém, através da entrevista semiestruturada com 29 docentes do curso de enfermagem. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise de conteúdo de Bardin com ênfase na análise temática. Os resultados mostraram para os docentes entrevistados, o uso das TIC como recursos educacionais colaboraram para o processo de inovação, uma vez que, as tecnologias funcionam como meios que vieram para facilitar a vida do homem, contribuir para o processo ensino aprendizagem, facilitando a aproximação da teoria e a prática, ajudando a estimular a criatividade dos alunos, favorecendo o surgimento de projetos e avanços no ensino e na pesquisa. Para os docentes em questão, entre os novos papéis do professor do ensino superior frente as TIC, estão: o de facilitador e de mediador no processo ensino aprendizagem, agregando o uso destas tecnologias ao seu favor, além de atuarem como líderes na projeção digital no ambiente educacional. Sobre as principais tecnologias utilizadas por docentes nesta pesquisa, estão: datashow, celular, televisão, computador, internet, bibliotecas virtuais, internet e WhatsApp. Conclui-se que apesar dos docentes reconhecerem a importância do seu papel do uso das TIC e até atuarem através destas, fazem-se necessários mais estudos sobre o uso das mesmas no ensino da saúde, além de programas e ações que favoreçam e potencializem o uso destas tecnologias, especialmente no curso de graduação em enfermagem, alvo desta pesquisa. Percebendo assim, que há uma carência e demanda destes estudos e ações principalmente em relação a instituições da região norte do País, como as citadas nesta pesquisa.
Presidente - 077.643.817-48 - IRANI LAUER LELLIS - IESP
Interno - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE