Banca de DEFESA: MARIO ADONIS SILVA

DISCENTE: MARIO ADONIS SILVA
DATA: 02/05/2018
LOCAL: Unidade Rondon, Sala HA1 - Mini Auditório Edil Salomão
TÍTULO: A EDUCAÇÃO INTEGRAL DIANTE DO HISTÓRICO CONFLITO RELIGIOSIDADE E ESCOLARIZAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Educação integral; formação docente ; Religiosidade e escolarizacao .
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: RESUMO O texto é resultado de pesquisa bibliográfica documental que discute a Educação Integral, enquanto desenvolvimento pleno do ser humano, tal como pretendido pelo originário propósito do ato educativo e referendado pela legislação nacional pertinente. Assim, entendendo que nas sociedades modernas as escolas se tornaram na principal instituição responsável pelo processo educativo, parte-se do pressuposto que para que a escolarização se realize segundo esse propósito, os profissionais que nelas atuam precisam receber formação que os habilitem a promover Educação Integral; para tanto, ao desenvolver o processo educativo, a escolarização deve levar em conta todas as dimensões constitutivas da condição humana, dentre as quais, aqui se destaca, a Religiosidade. Partindo desses pressupostos, à luz dos referenciais teóricos e metodológicos de pesquisadores que concebem a educação na sua acepção ampla de formação integral da pessoa, o que inclui a religiosidade, bem como, considerando-se o estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais pertinentes aos cursos de formação de pedagogos/as e de professores para a docência no ensino fundamental, particularmente os dispositivos que versam sobre o “Ensino Religioso”, reconhecido, pelo Estado, não apenas como componente curricular da educação básica, mas também como área de conhecimento, fez-se uma análise de Projetos Político-Pedagógicos, bem como das grades/matrizes curriculares de cursos de licenciatura oferecidos pela Universidade Federal do Oeste do Pará, com o fito de se compreender qual o tratamento por eles dado às questões referentes à religiosidade. Mediante as constatações feitas, conclui-se que a escola, para que efetivamente tenha condições de oferecer educação integral cumpre, não apenas preservar este propósito original da educação, mas transformá-lo na utopia mobilizadora da ação educativa, o que implica na superação do histórico conflito religiosidade-escolarização e, diante da inexistência de qualquer elemento referente ao componente curricular da educação básica “Ensino Religioso” na estrutura curricular dos cursos analisados, refletir quanto a necessidade de revisão de suas matrizes/grades curriculares, de modo a adequá-las às diretrizes pertinentes.
Presidente - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Interno - 1739712 - DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA