Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA SÁ BATISTA

DISCENTE: PATRÍCIA SÁ BATISTA
DATA: 07/05/2018
LOCAL: Sala H305 - Unidade Rondon - Ufopa
TÍTULO: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DOCENTES DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SANTARÉM: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO A TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM
PALAVRAS-CHAVES: Práticas pedagógicas. Ensino da Matemática. TRI
ÁREA: Educação
RESUMO: Na Educação Básica, a ciência Matemática foi incorporada como componente curricular e tem sido considerada uma das disciplinas menos apreciadas pelos alunos, podendo ter como causas, a qualificação deficitária e a prática pedagógica utilizada por docentes em sala de aula. No contexto educacional, defende-se a ideia da existência de uma forte correlação conceitual entre a prática pedagógica e o aprendizado, sendo o professor o responsável por mediar o processo de construção do conhecimento por parte do aluno. O trabalho aqui apresentado objetivou refletir sobre a prática didático-pedagógica de docentes da matemática na educação básica, por meio da percepção de alunos do ensino médio da rede pública de Santarém-Pa, utilizando como ferramenta a teoria da resposta ao item. Considerando ser a prática didático-pedagógica uma variável latente, não é possível mensurá-la diretamente, havendo a necessidade de utilizar ferramentas para tal. Propõe-se, assim, utilizar como ferramenta, a modelagem baseada na Teoria da Resposta ao Item (TRI), método surgido do campo da psicometria, proposta inicialmente por Lord (1952) e atualmente utilizada em processos avaliativos de larga escala, como no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O trabalho foi realizado por meio do levantamento de dados junto a alunos da Educação Básica, da rede pública de Santarém, que avaliaram o desempenho pedagógico de seus professores de matemática. Foi utilizado o modelo de dois parâmetros, proposto pela TRI, que produziu instrumentos para a construção de uma escala de proficiências com interpretações pedagógicas, além de mensurar o desempenho didático-pedagógico dos professores da matemática na Educação Básica.
Presidente - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA