Banca de DEFESA: ROSENILMA BRANCO RODRIGUES

DISCENTE: ROSENILMA BRANCO RODRIGUES
DATA: 20/03/2018
LOCAL: Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA (Campus Rondon)
TÍTULO: CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO: OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO CORPO NA PRÁTICA DOCENTE NOS TERRITÓRIOS RURAIS DE SANTARÉM-PA
PALAVRAS-CHAVES: Corpo. Corporeidade. Prática docente. Educação do Campo.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO: Esta pesquisa investigou os sentidos que os professores atribuem ao corpo na prática docente pelo viés da Corporeidade em diálogo com a Educação do Campo nos territórios rurais de Santarém-PA. No estudo, compreendeu-se que o corpo é a condição de existência humana, por meio dele traçamos aspirações da nossa subjetividade e interagimos com outras subjetividades e com o mundo, é dotado de capacidade para o movimento com intencionalidade na direção da transformação e emancipação humana, contudo, se a Educação como viés de mudança e formação do ser humano, reduz ou nega a importância do corpo na constituição do conhecimento, deixa de fazer o seu papel social, democrático e crítico. E neste cenário, dentro do contexto da Educação, a escola, tornou-se uma referência como reguladora e opressora das manifestações corporais de seus alunos, legitimando o disciplinamento e a docilização como controle e organização escolar. Ao mesmo tempo, ela pode ser transcendente das experiências educacionais por meio de vivências corporais. Optou-se, por uma análise de natureza qualitativa, considerando a metodologia em duas etapas: pesquisa bibliográfica e de campo, além disso, fundamenta-se numa abordagem fenomenológica, considerando que o sujeito é na sua existência uma totalidade, para a produção e análise dos dados, utilizou-se da Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, desenvolvida por Moreira, Simões e Porto (2005). Os procedimentos epistemológicos baseiam-se na Teoria da Corporeidade e Educação do Campo. Participaram do estudo oito sujeitos que trabalham em escolas localizadas nos territórios rurais deste município, portanto, ser docente no campo e estar atuando no ensino fundamental nas séries iniciais, foram critérios para a seleção destes sujeitos. Conclui-se que, no entendimento das professoras pesquisadas o corpo é uma totalidade, com múltiplas possibilidades de saberes e interação social; por meio dos gestos e movimentos, estabelece-se uma relação de diálogo e respeito. Através das falas dos sujeitos verificou-se vivências da corporeidade na prática docente para a maioria das professoras. Em relação a análise do ser docente e a importância da prática nos territórios rurais, foi revelado pelos sujeitos, que as especificidades da cultura camponesa potencializam a prática do professor para o processo de ensino aprendizagem.
Presidente - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO
Interno - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE